Para as pessoas sem nenhuma experiência real em navegação, dar de cara com coordenadas de latitude e longitude é algo bastante assustador. 40.722272, -73.994194? Mas que diabos? O que é isso? Por que tantos dígitos após a casa decimal?
Estamos aqui para ajudar. E como um grau de longitude ou latitude pode significar distâncias diferentes, precisamos começar explicando o básico.
A Latitude especifica a posição norte-sul. A linha do equador está em 0°, enquanto o Polo Norte está em 90° e o Polo Sul em -90°. As linhas de latitude desenhadas em um globo lembram uma pilha de círculos de diferentes tamanhos, com o maior deles posicionado no equador.
A Longitude especifica a posição leste-oeste. Por nenhuma outra razão que não seja um acidente da história, o primeiro meridiano, que passa por Greenwich, na Inglaterra, é o 0°. A longitude vai até 180° a leste e 180° a oeste. Todas as linhas longitudinais passam tanto pelo Polo Sul quanto pelo Polo Norte.
Sabendo dessas definições, fica bem mais fácil converter as diferentes de distâncias de latitude e longitude – se você souber o raio da Terra de cabeça e conseguir fazer umas contas trigonométricas facilmente. Mas eis um truque que todos os meros mortais podem usar.
A partir do equador, um grau de longitude ou latitude cobre cerca de 111 quilômetros, ou quase 70 milhas. Quando nos afastamos do equador, as coisas começam a ficar complicadas.