Uma das dificuldades em avaliar vendedores em uma loja é saber quais indicadores são relevantes para que esta avaliação seja criteriosa e que represente um bom parâmetro de comparação.
Claro que cada indicador tem um peso maior dependendo do perfil da loja e das metas estabelecidas como fundamentais para o negócio. Por exemplo se a loja tem um programa muito forte de fidelização de clientes, vale um indicador especifico de avaliação da qualidade de atendimento junto a este cliente fiel a marca. Os principais indicadores que o mercado adota para avaliar um vendedor numa loja são os seguintes:
- Faturamento Bruto – O desempenho em termos de faturamento bruto de cada vendedor
- Peças vendidas – O número total de itens vendidos por cada vendedor
- Vendas – Número total de vendas realizadas por cada vendedor
- PA (Peças/ Atendimento) – Este número mostra o desempenho de cada vendedor em cada venda realizada. Por exemplo quanto mais alto o indicador maior o número de peças vendidas por este vendedor
- Ticket Médio – Este indicador é a divisão entre o faturamento bruto e as vendas realizadas. Isto mostra quanto um consumidor gasta em média em cada atendimento deste vendedor.
- Preço Médio – Este indicador é a divisão entre o faturamento bruto e o número de peças vendidas. Com este indicador entendemos melhor o preço e o peso entre os produtos vendidos
- Taxa de Conversão – É a divisão entre o número de clientes atendidos e as vendas realizadas.
Agora o importante é cruzar estes indicadores e avaliar as características deste vendedor e como podemos melhorar seu desempenho de forma a trazer melhores resultados. Abraços, Maurício Camacho (porque um bom vendedor mostra valor pelos números, não pelo papo) — Para ver mais artigos da seção “Dicas para Pequeno Varejo”, clique aqui.
————————————————————
Veja também:
- Indicadores para gestão do estoque de seu pequeno negócio
- Avaliação do potencial de venda de sua loja
- Como identificar um bom vendedor?