Não existem dados concretos nem estatísticos sobre esse profissional, mas uma olhada no perfil dos inscritos do Social Media São Paulo pode revelar pelo menos alguns caminhos. Antes de ler os dados, é bom lembrar que não há rigor científico na amostra e não podemos afirmar que todos os profissionais de comunicação digital do interior de São Paulo estão nos cerca de 800 registros de inscrição que recebemos.
Este é, portanto, apenas um olhar com alguns dados que temos sobre este profissional. A amostra contempla todos que fizeram a inscrição (mesmo que não tenham ido efetivamente no dia do evento) das cidades de Campinas, Araraquara e Ribeirão Preto.
A distribuição entre homens e mulheres é bem equilibrada. As mulheres representaram 53% dos inscritos e os homens 47%. Ao tirar a média de idade de todos os inscritos temos o resultado de 27 anos, mas numa análise por faixa etária temos com menos de 19 anos 6%; de 20 a 29 anos 63%; de 30 a 39 anos 25% e acima de 40 anos 6%. Um público em sua maioria jovem. Em sua maioria possuem superior completo (45%) ou cursando a graduação (34%) e já com MBA, pós-graduação ou mestrado (17%). Grande parte é da área de comunicação, seja em jornalismo, publicidade e propaganda ou relações públicas.
De todos que se inscrevem com a intenção de participar no Social Media São Paulo no primeiro semestre, 89% afirmaram trabalhar com alguma função ligada à comunicação digital (sites, portais, agências digitais ou prestam serviços de social media) e 61% afirmaram trabalhar ou com e-commerce ou com empreendedorismo digital. E uma curiosidade: apesar de estarem todos ligados no mundo digital o principal canal que foi levado em conta na hora de inscrever no SMSP foi a indicação de um amigo (37%), seguido do Facebook (27%) e Twitter (13%).
E algo que não está nos números é a força do profissional do interior de São Paulo, que mesmo sem atuar nas capitais, tem se articulado para a profissionalização de cada região.
O Social Media São Paulo foi realizado no primeiro semestre nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara e Campinas. No segundo semestre já estão confirmadas as edições de Santos, Araçatuba e Presidente Prudente. Para saber mais sobre o evento, que tem inscrições gratuitas, acesse o site do evento.