Em uma roda de amigos durante o final de semana, passei por uma situação constrangedora e reflexiva ao mesmo tempo. Conversando sobre o meu desempenho no trabalho, me perguntaram por que eu trabalhava com o tema empreendedorismo e dava dicas para aprimorar o desempenho das pequenas e médias empresas, mas não conseguia abrir o meu próprio negócio. No momento, fui pega de surpresa e respondi dizendo que não sabia ao certo, mas que como tinha escolhido o jornalismo como profissão queria crescer dentro dessa área de atuação.
Quando voltei para casa, refleti sobre a pergunta feita mais cedo. Seria eu a próxima a se tornar empreendedora? Não. Vou explicar. Trabalhar com o tema empreendedorismo é fascinante. Nessa vertente do jornalismo, podemos conhecer histórias fantásticas e compreender como é possível ter ideias inovadoras. Mas não são apenas ideias que trazem lucro para o negócio. Elas ajudam muito, claro.
Durante as diversas entrevistas feitas para a apuração de uma reportagem, por exemplo, termino a conversa questionando como aqueles empreendedores conseguiram tomar decisões tão assertivas e foram capazes de explorar ideias realmente novas. Inovar não é fácil. Assim como precisamos criar fora da caixa como líderes de um empreendimento, também precisamos de diferentes referências na execução de trabalhos no dia a dia de uma profissão. Isso faz com que todos estejam empreendendo todos os dias e em todas as áreas de atuação: Uns como donos de negócios e outros em sua própria carreira.
Ser empreendedor é aceitar gerir um negócio próprio. Mas, acima de tudo ser empreendedor é ser uma pessoa capaz de acreditar veementemente que determinada ideia de negócio é capaz de ultrapassar fronteiras culturais e regionais e alcançar o sucesso. Empreendedores querem fazer a diferença. E nesse aspecto os jornalistas se assemelham a eles.
O sucesso de um empreendedor está relacionado a inúmeros fatores. Dentre eles, é preciso saber escolher um excelente ponto comercial, conseguir elaborar com perfeição um plano de negócios e ter conhecimentos de gestão para argumentar com funcionários, sócios e clientes. É preciso também ter coragem para apostar em investimentos até então desconhecidos ou em investimentos que entrarão em um mercado já competitivo.
Por todos esses fatores, acredito que cobrir o tema empreendedorismo me permitiu conhecer teorias para que um empreendimento desse certo. Mas, nem sempre quem possui a habilidade de transmitir informações será capaz de construir e comandar a sua própria empresa. Para que o mundo continue a evoluir é preciso que ainda existam clientes, donos de negócios, funcionários e pessoas que desejam contar boas histórias. São por todos esses fatores que consegui explicar para os demais por que jornalistas que cobrem empreendedorismo talvez não tenham a vontade ou mesmo a vocação para liderar negócios. E você, empreendedor, como descobriu a sua vocação para empreender?