*Por João Kepler
Faça primeiro o mais importante, ou seja, pensar, organizar e executar conforme as prioridades do seu negócio e necessidades dos consumidores. Parece óbvio isso, mas para muitos, não é! Olhar as tendências mundiais no e-commerce é muito importante, mas precisa primeiro fazer o básico em uma loja virtual.
Não adianta querer chegar na lua, se nem voar você sabe ainda. É isso que eu vejo no mercado: sites ou lojas virtuais querendo ser marketplace, e-commerce querendo fazer e ser multicanal, sites e pequenos negócios querendo oferecer Plataforma para terceiros, enfim, são muitos exemplos de equívocos no Comércio Eletrônico. Sem falar aqueles que promovem e divulgam mais a sua loja, do que efetivamente tem condições e capacidade técnica de atender e entregar.
Culpa dos eventos, dos especialistas, dos Portais de notícias que trazem novidades e tendências sobre o tema? Claro que não! Culpa sua, que pensa lá na frente, mas não faz o básico, que olha o do vizinho, sem antes olhar o seu.
Enfim, são muitas coisas a resolver antes de qualquer aventura na sua loja virtual. Veja meus 10 conselhos e dicas, baseado na minha experiência de mercado.
10 Dicas ou conselhos (pra quem precisa). Verifique se sua loja já está fazendo o básico:
1 – Login e Senha (Possibilidade de comprar como visitante ou outro tipo de conexão via redes sociais, sem a obrigação de preencher longos cadastros ou logins antes da hora de pagar);
2 – Meios de Pagamentos (Você recebe todos os cartões, vários facilitadores e etc? Faz 1 Click to buy? Deixe o cliente ter o poder de escolher?);
3 – Atendimento (Usa ChatOnline, CallBack e etc? Seu atendimento precisa estar disponível na hora da venda!);
4 – Usabilidade (Sua loja é atraente e fácil de usar? Tem que ser as duas! Se a navegação está confusa, saiba que quanto menos cliques, melhor – Também está se esforçando para deixar sua loja mais amigável para os dispositivos móveis?);
5 – Infraestrutura (O seu servidor de hospedagem ainda é aquele baratinho ou gratuito? Você usa uma Plataforma de sistemas amadora? (Está na hora de pensar em estrutura profissional 24/7 para garantir que sua loja não fique fora do ar ou lenta);
6 – Conteúdo (Ainda copia conteúdo do produto alheio e publica na sua loja? Conteúdo é muito importante e deve ser relevante e único. Evite postar conteúdos duplicados em suas páginas);
7 – Blog, Redes Sociais e Videos (É preciso gerar muita interação e conteúdo próprio para melhorar o engajamento e a presença orgânica da loja nos buscadores);
8 – Mensurar (Você analisa ou tem indicadores de performance? Sem eles fica difícil verificar conversão, acessos, bounce rate, tempo de navegação, taxa retorno, etc.);
9 – Divulgação (O você faz para atrair os clientes? Use intensivamente o Marketing Digital, use o e-mail marketing apenas como parte integrada de uma campanha, não fique somente nisso! Invista em conteúdo, palavras, links e posts patrocinados, use e apareça também nos comparadores de preços);
10 – Logística (Você entrega no prazo? Não precisa ser em menos de 24 horas, precisa ser no prazo informado! A logística é um dos fatores mais importantes de satisfação do cliente. Você tem equipe e um sistema eficiente para controlar isso?)
Se você já aplica o relacionado nestes 10 itens, continue se quer manter e operar no Comércio Eletrônico. Mas com estes pontos resolvidos, já pode se preparar para avançar e implementar qualquer nova tendência.
Uma loja virtual precisa ser simples sem ser primária e que cada um precisa focar em nichos e fazer bem feito aquilo que se propõe, cooperar e colaborar para o sucesso desta modalidade. Acredito que muitas das tendências mundiais farão parte do nosso dia a dia daqui pra frente, mas fazer o básico é mais importante e essencial para a sobrevivência do negócio e de qualquer varejista virtual.
Pense Nisso!
*João Kepler – Empreendedor serial, blogueiro, articulista e colunista de diversos Portais e revistas, investidor anjo membro da Anjos do Brasil, Palestrante, espalhador de ideias Digitais e melhores práticas em negócios. Além disso, CEO do Show de Ingressos, que é uma das melhores Plataformas B2B de Internet Ticketing do Brasil no modelo SaaS.
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