Fico deveras impressionado com a capacidade natural de o brasileiro reclamar. Parece que desde que o Brasil foi descoberto, sempre olhamos o lado negativo da nossa pátria para reclamar. Tem gente que reclama até da quantidade de trabalho que tem. Sai governo, entra governo e as reclamações continuam. Antes falavam mal do FHC. Depois do Lula. Agora da Dilma. O mesmo acontece nas empresas. Antes falavam mal do antigo gerente. Depois do supervisor de linha. Agora do diretor comercial. Isso enche meu povo! Enche o saco! Já demos a solução para os seus problemas com o TBC (Tire a Bunda da Cadeira) publicado em um post nosso voltado para os coitados desse país, mas hoje quero lhe apresentar uma outra ideia: a ideia do trabalho.
SENHOR OU ESCRAVO DO DESTINO?
Eu aprendi uma coisa muita valiosa com a vida. Aprendi que quando achamos que estamos ótimos, é sinal de que algo vai acontecer para nos derrubar. Sempre que melhoramos em algo, vem uma nova crise e nos mostra outra coisa para melhorar. Neste ponto, cabe a nós decidirmos ser escravos ou senhores das circunstâncias. Todas elas virão contra nós. Elas nos esmagarão e nos farão sofrer. As circunstâncias da vida nos tirarão do sério, nos empurrarão contra a parede e tentarão ao máximo esmagar nós e a nossa personalidade. Porém, sempre temos uma escolha quando isso ocorrer. Seremos escravos dessas “coisas da vida” ou senhores delas.
Se você quer ser dono do seu próprio negócio, mas a primeira coisa que faz é criticar seus amigos, sua família e o país, está começando como escravo das suas circunstâncias. Senhores dizem que irão seguir em frente custe o que custar, passe o que passarem. No bom estilo Capitão Nascimento, dizemos: “Quem manda nessa porra aqui sou eu!”.
QUAL A MISSÃO DA SUA VIDA?
Por muito tempo eu pensei no meu umbigo e sofri. Hoje não penso mais nele (ou penso muito pouco) e sofro mais. No entanto, existe um benefício desse sofrimento todo. Trabalho mais e diminuo mais meu ego, penso menos com o meu umbigo e me volto totalmente para a minha missão como pai, marido, dono de casa, empresário e escritor. A cada passo que caminho na direção da perfeição da minha missão, sofro, caio, tomo cacetada na cabeça, mas não ligo. Não ligo porque quem sofre é o meu umbigo e não eu. Eu estou aqui no controle da “casca” me esforçando para fazer o meu melhor. Ser apenas um lápis nas mãos do poder criador do Universo.
Você também precisa de uma missão maior que a sua vida, maior que o seu umbigo. Porque só assim conseguirá avançar realmente. Irá avançar porque não sofrerá mais quando a novela acabar ou quando o seu time favorito perder. Ou ainda, não ligará mais se os impostos estão altos ou baixos ou se seu funcionário abandonou a sua empresa. Você dirá somente que são “coisas da vida” e que você precisa se adaptar a elas dando o seu melhor.
Se você quer ser útil e realmente deseja servir ao mundo, trabalhe. Trabalhe desde a hora que você se levantar, até a hora de ir dormir. Não procrastine em frente à TV. Trabalhe, trabalhe e trabalhe duro, pois só o trabalho ensina a nós, escravos das circunstâncias, a nos tornarmos senhores do nosso destino e da nossa alma. Pois…
Perseverança é aprender.
Aprender é praticar.
Praticar é repetir.
Repetir é ganhar experiência.
Experiência é crise.
Crise é prova.
Prova é fortalecimento.
Fortalecimento é liberdade.
Liberdade é criar do nada.
Criar do nada é transformar.
Transformar é caminho e fim ao mesmo tempo. ~ Rudolf Steiner
Ouça este post ou faça download do áudio
Gostou deste artigo? Então compre nosso e-book
e saiba como montar uma empresa do zero sem investir quase nada:
Acompanhe nosso trabalho: