Atualmente a internet é o meio de comunicação favorito entre os adolescentes. Cada dia que passa mais e mais jovens incluem em sua rotina diária acessar as redes sociais, revisar seus e-mails, fazer amigos pelos chats, permanecer em grupos de discussão entre outras atividades.
As opiniões sobre esse tema se divergem. Alguns enfatizam os aspectos negativos da relação dos adolescentes com o mundo virtual, chamando a atenção para os riscos que correm (cyberbullying, menos tempo para os estudos, acesso a conteúdo inapropriado, etc). Já outras pessoas acreditam que a internet influencia na criação da identidade, auto-estima e ajuda no relacionamento dos jovens por ser uma fonte de informação e entretenimento.
Aproveitando esse cenário, a eCGlobal Solutions, através do painel da eCGlobal.com, realizou uma pesquisa com 362 adolescentes de todo o Brasil, com idades entre 12 e 18 anos. A maioria dos entrevistados passam 3 horas ou mais conectados a internet. Para acessar a rede, grande parte dos jovens usam o computados ou o celular.
Cerca de 47% dos jovens entrevistados não tem o tempo de acesso a rede controlado pelos pais. Já 62% tem os pais adicionados como amigos nas redes sociais e 55% dos adolescentes não tem restrições de sites que devem ou não entrar. Ao perguntar qual a rede social que eles mais usam, 81% respondeu ser o Facebook, seguido pelo Twitter (4,5%) e por último o Orkut e o LinkedIn (empatados com 0,32%).
Esse tema vai continuar criando polêmica na nossa comunidade. O próximo tema que será abordado com os painelistas adolescentes será cyberbullying. Acesse aqui para conhecer esse e outros resultados, adquiridos através de dados quantitativos e qualitativos.
Via divulgação eCGlobal Solutions.