X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Redes sociais: engajamento é bonitinho, mas não paga as contas


Tenho visto muitas empresas publicando no Facebook conteúdos com pouca ou quase nenhuma relação com os produtos ou serviços que vendem. Fiquei intrigado. Sigam meu raciocínio:  a maior parte das grandes empresas terceirizam o trabalho de redes sociais ou montam núcleos específicos para tal serviço. Por que essas pessoas, que são – ou deveriam ser – especialistas em produzir conteúdo para ajudar as marcas a vender mais, estão simplesmente fugindo do assunto e produzindo conteúdos aleatórios?

Analisando o conteúdo destes posts percebi um certo padrão (normalmente memes): “oba, chegou a sexta-feira!” e variações de mensagens que se tornaram populares, tipo “keep calm and blá blá blá”. Legal, esse tipo de conteúdo costuma ter bastante participação, ou como a galera fala, tem “engajamento”. Engajamento é bonitinho e todo mundo gosta, gera números para colocar no relatório, mas será que é esse tipo de número que o cliente está esperando?

Lembrei de quando eu blogava. Tinha um blog de nicho, meus posts eram sempre sobre o tema que havia escolhido no início. Já tinha conquistado uma pequena quantidade de leitores que costumavam frequentar e comentar. Eu era feliz com isso. Então li um texto falando sobre “posts caça paraquedistas”. Não vou me aprofundar no termo, mas basicamente se trata de textos com o objetivo de atrair usuários através de sites de busca para conseguir clicks em anúncios.

Não importava se era sobre a nova capa da Playboy, a Cicarelli namorando, a Carol Miranda perdendo… não importa, você nem precisava de muito conteúdo, era só escrever um título agradável para o tio Google e eles chegavam, comentavam feito loucos, achavam que eu era a Carol Miranda e me chamavam de gostosa, mas eu tinha ficado um pouco mais feliz, porque as visitas aumentaram e os clicks no AdSense estavam rolando.

Pois então, no caso do blog eu ainda tinha os anúncios do AdSense que, no final das contas, me geravam uma renda. Mas e o seu cliente? Ele está satisfeito em investir uma grana em anúncios e mão de obra e em troca receber uma enxurrada de comentários que não acrescentam nada, vindos de pessoas que talvez nem tenham notado a marca por trás do post?

É importante entender que não estou falando mal de posts que buscam engajamento. Como falei mais acima, engajamento é bonitinho, é o termo do momento (ou estou ultrapassado?), mas quando se trata de mercado onde as coisas não são tão sentimentais, “o bagulho é doido”, o investimento precisa ser convertido em lucro porque um milhão de likes nem sempre geram vendas e engajamento, por mais bonitinho que seja, não paga as contas no final do mês.

Por Leo Baiano, web developer, atualmente trabalha na DMI Interactive Advertising Agency. Ex-blogueiro, baiano “cabra da peste”, muito curioso e entusiasta de qualquer coisa relacionada à internet.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot