Nesta semana gostaria de falar sobre um assunto que pode
ser bastante batido ou evidente para muitas pessoas. A incidência do erro,
porém, é de assustar a qualquer um. As redes sociais estão fortemente cercadas
pela linha tênue do lado pessoal, ou empresarial (se pessoa jurídica), do lado
impessoal.
ser bastante batido ou evidente para muitas pessoas. A incidência do erro,
porém, é de assustar a qualquer um. As redes sociais estão fortemente cercadas
pela linha tênue do lado pessoal, ou empresarial (se pessoa jurídica), do lado
impessoal.
Hoje, ao conhecer uma pessoa, você digita o nome dela no
campo de busca do Facebook ou no Twitter e, em instantes, tem um breve resumo de sua vida,
seus gostos, preferências, onde trabalha e seus principais passatempos. Sem
qualquer serviço de otimização de
sites. São informações desmedidas que, muitas vezes, trabalham
contra a imagem de quem as fornece. Esse tipo de atitude, somado ao
relacionamento virtual e desmedido com pessoas que nem conhecemos pessoalmente,
estão batendo recorde de brigas e/ou confusões na internet.
campo de busca do Facebook ou no Twitter e, em instantes, tem um breve resumo de sua vida,
seus gostos, preferências, onde trabalha e seus principais passatempos. Sem
qualquer serviço de otimização de
sites. São informações desmedidas que, muitas vezes, trabalham
contra a imagem de quem as fornece. Esse tipo de atitude, somado ao
relacionamento virtual e desmedido com pessoas que nem conhecemos pessoalmente,
estão batendo recorde de brigas e/ou confusões na internet.
Seja da mulher que flagrou uma postagem onde o marido
curte a foto de uma amiga, até uma empresa que não soube aceitar a crítica
construtiva de um de seus clientes e acabou perdendo outra centena como
consequência. Falta de preparo e calibração. E é justamente neste ponto que eu gostaria de investir.
Tanto de um lado da corda, como do outro. Em uma das pontas, está o empregado.
Ele atualiza o nome da empresa na rede social, se comporta como um
representante, mas esquece de que qualquer atitude impensada pode arrastar o
nome de onde trabalha para junto do buraco.
curte a foto de uma amiga, até uma empresa que não soube aceitar a crítica
construtiva de um de seus clientes e acabou perdendo outra centena como
consequência. Falta de preparo e calibração. E é justamente neste ponto que eu gostaria de investir.
Tanto de um lado da corda, como do outro. Em uma das pontas, está o empregado.
Ele atualiza o nome da empresa na rede social, se comporta como um
representante, mas esquece de que qualquer atitude impensada pode arrastar o
nome de onde trabalha para junto do buraco.
Talvez seja por isso que inúmeras empresas já optam em
contratar profissionais somente após verificarem seus perfis no Facebook. Hoje,
o receio de que o lado profissional seja interferido pelo pessoal é enorme, o
que faz com que apenas pessoas comedidas ou que se encaixem muito bem nos
pré-requisitos da empresa tenham sucesso no contrato.
contratar profissionais somente após verificarem seus perfis no Facebook. Hoje,
o receio de que o lado profissional seja interferido pelo pessoal é enorme, o
que faz com que apenas pessoas comedidas ou que se encaixem muito bem nos
pré-requisitos da empresa tenham sucesso no contrato.
Portanto, quem está em busca de um emprego e quer ser
tratado de uma forma séria precisa se comportar não apenas no mundo real, mas no
mundo virtual também. Ser um empregado conquistador de metas e não o palhaço da
turma que não para de postar fotos da reunião depois do expediente.
tratado de uma forma séria precisa se comportar não apenas no mundo real, mas no
mundo virtual também. Ser um empregado conquistador de metas e não o palhaço da
turma que não para de postar fotos da reunião depois do expediente.
Já na outra ponta aparece a empresa. Apostando no lucro e
aumento de clientes através do ingresso na internet, os empresários criam perfis
nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e as esquecem, criando um vácuo e
gerando falta de informações profundas de uma prestação de serviço, ou seja, não
basta ter uma foto do logo ou da fachada da empresa no Facebook para se ter
sucesso. É preciso ir além. É preciso conquistar o internauta e fazer com que
ele se interesse a visitar o site onde os produtos estarão dispostos a ele.
aumento de clientes através do ingresso na internet, os empresários criam perfis
nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e as esquecem, criando um vácuo e
gerando falta de informações profundas de uma prestação de serviço, ou seja, não
basta ter uma foto do logo ou da fachada da empresa no Facebook para se ter
sucesso. É preciso ir além. É preciso conquistar o internauta e fazer com que
ele se interesse a visitar o site onde os produtos estarão dispostos a ele.
Em um grau maior de dificuldade e relaxamento estão as
empresas que permitem senhas múltiplas aos funcionários, fazendo com que mais
de uma pessoa consiga ter acesso a rede social da “firma”. Um tiro no escuro.
Eu mesmo já tive uma experiência horrível, onde entrei no Facebook de uma
empresa que presto serviço e li que uma das funcionárias utilizava o bate-papo
para conversar com os amigos/amigas para combinarem de sair.
empresas que permitem senhas múltiplas aos funcionários, fazendo com que mais
de uma pessoa consiga ter acesso a rede social da “firma”. Um tiro no escuro.
Eu mesmo já tive uma experiência horrível, onde entrei no Facebook de uma
empresa que presto serviço e li que uma das funcionárias utilizava o bate-papo
para conversar com os amigos/amigas para combinarem de sair.
São gafes que demonstram o desinteresse que o empregado
tem em trabalhar e construir uma carreira sólida na empresa, unido com o
relaxamento do dono do negócio, que deixa fugir ao seu controle o modo de como
seu patrimônio é visto na internet. E isso, em termos de marketing digital, pode
significar a sua falência.
tem em trabalhar e construir uma carreira sólida na empresa, unido com o
relaxamento do dono do negócio, que deixa fugir ao seu controle o modo de como
seu patrimônio é visto na internet. E isso, em termos de marketing digital, pode
significar a sua falência.
Por Michel Oliveira, diretor da SEO & Links Patrocinados.
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