A E.life mediu a repercussão que os candidatos à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB), tiveram no Twitter durante o período de exibição do debate político, transmitido nessa quinta-feira (18) pela Rede Bandeirantes.
Assim como no 1º turno e no início do 2º, José Serra se manteve como o candidato com maior share of buzz no Twitter. Isso significa que ele foi o candidato mais falado, mas a análise do share of buzz não explicita se todos os comentários a respeito do candidato, somados, foram favoráveis ou não à disputa ao posto de prefeito.
Contudo, uma análise mais detalhada dos momentos de maior audiência no microblog indica que o desempenho do tucano foi marcado por sua atitude agressiva e, apesar do alto engajamento nas redes sociais, percebe-se grande volume de comentários irônicos em diversos momentos do monitoramento. Foi próximo das 23h que Serra teve seu maior pico de buzz no microblog. Neste momento, os candidatos trocaram acusações que envolviam o nome do ex-ministro petista da Casa Civil, José Dirceu, condenado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Fernando Haddad também teve uma avaliação mista. Nos momentos de maior audiência no microblog, Haddad recebeu críticas ao seu trabalho como ministro da Educação e sobre sua ligação partidária. Em contraponto, obteve o explícito apoio daqueles que declaram acreditar em um projeto de mudança para a cidade de São Paulo e também dos usuários que rejeitam o candidato do PSDB. Haddad alcançou seu pico de buzz no Twitter por volta das 23h25.
O estudo apontou, com base em 8388 depoimentos, as dez hashtags mais usadas durante o debate promovido pela Rede Bandeirantes:
- debatesp;
- debateband;
- haddadnaband;
- haddad13;
- haddad;
- serra;
- serraja;
- pensenovo;
- haddadprefeito;
- debatebandsp.
Neste sentido, os usuários favoráveis ao candidato do PT foram os mais engajados: emplacaram 5 hashtags entre as top 10, o que resultou em um impacto de 1,2 milhões de usuários do Twitter. Já as hashtags relacionadas ao candidato José Serra impactaram 1 milhão de pessoas. A E.life também monitorou os Top 5 Retweets (RTs) e descobriu que três deles foram favoráveis ao candidato do PT. Apesar disso, o impacto dos RTs favoráveis a José Serra foi três vezes superior, somando 1,3 milhões de usuários contra 360 mil a favor de Fernando Haddad.
A íntegra do estudo pode ser conferida logo abaixo:
Via divulgação Rosa Arrais.