Recentemente, publicamos aqui na Results um guia de etiqueta para quem aproveita o Wi-Fi de bares, lanchonetes e cafés para trabalhar. Desta vez, a ideia é fazer o que alguns chamam por aí de “netiqueta”, ou seja, uma espécie de código de conduta nas redes sociais. Depois que o Google anunciou sua nova rede social, o Google +, o Facebook tratou de adiantar suas atualizações para entrar na briga e logo anunciou o que os internautas veriam de diferente no site. A verdade é que com a guerra entre Google e Facebook pela audiência na web, quem não prestar atenção nos próprios atos cometidos na internet, corre o risco de pagar grandes micos. A exposição e a falta de privacidade estão cada vez maiores, além do fato de as pessoas não precisarem mais necessariamente da sua permissão para acompanharem suas atualizações. Para dar uma força, confira algumas das regras de etiqueta na web publicadas no Open Forum (para ver a lista completa, clique aqui):
– Com o Twitter e o Google +, você pode seguir pessoas sem que elas permitam ou sejam suas amigas. Algumas podem te seguir de volta, mas atenção: isso não significa que vocês sejam amigos. Ter esse tipo de relação na web não implica em ter amizade. Antes de começar a conversar com a pessoa como se já fossem conhecidos de longa data, apresente-se, mostre primeiro que você tem interesse em ser amigo dela e veja se a recíproca é verdadeira.
– Um dos pontos mais legais da web é a liberdade que ela nos dá. Qualquer um pode escrever o que bem entender, sem barreira de censura ou se preocupar se o editor vai ou não gostar. Contudo, isso pode se transformar em um ponto negativo caso você não saiba administrar o benefício. Fique atento para a qualidade do seu conteúdo. Tudo bem escrever sobre tudo, contanto que você ofereça qualidade, caso contrário, sua audiência poderá começar a cair e você nem saberá por que.
– Se publicamos algo na web e ganhamos muita visibilidade, é natural que queiramos explorar sempre o mesmo assunto, assim ganhamos cada vez mais audiência. Porém as coisas não funcionam bem assim. Lembre-se que tudo na web tem vida útil, da mesma maneira que alguns conteúdos bombam de repente, eles desaparecem do dia para a noite.