Se parássemos para escrever tudo o que dizemos para nós mesmos duranto um dia, ficaríamos impressionados o quanto nos colocamos para baixo com palavras hostis e negativas. Dizem que se falássemos para um amigo tudo o que dizemos para nós mesmos, essa pessoa não ficaria por perto nem por um dia (a não ser que fosse um masoquista…) Enfim, as palavras, ao contrário do que muitos pensam, têm um poder incrível de nos mover adiante, de nos deixar parados ou até caminhando para trás.
Quando pergunto em palestras para os ouvintes nomearem uma qualidade positiva com a primeira letra do nome, as pessoas muitas das vezes têm dificuldade. Quando peço um “defeito”, elas dizem sem hesitar. Como isso se reflete no nosso negócio? Da mesma maneira que na nossa vida! Se repetimos para nós mesmos o tempo todo que não conseguiremos, que é difícil, que “tá duro”, que o sucesso é só para alguns, que o dinheiro é sujo ou não nasce em árvore, temos poucas chances de termos um sucesso real…
Minha dica é a seguinte: comece a se elogiar!!!
Isso mesmo que você leu! E de preferência em voz alta!
Para muitos isso soa falso ou extremamente difícil, pois nossa sociedade nos ensina que está tudo bem quando falamos dos nossos defeitos, mas quando falamos das qualidades, “estamos nos achando…”. A dica é repetir frases positivas para nós, tantas vezes quanto temos repetido as frases negativas para que assim, comecemos a acreditar nestas novas afirmativas e elas se tornem parte do nosso ser.
Eu mesma, não acreditava que eu era capaz, inteligente ou bonita. De tanto me reconhecer cada vez que eu fazia algo positivo ou mesmo me olhar no espelho e falar, comecei a acreditar. E o incrível é que hoje consigo lembrar das minhas qualidades com muito mais velocidade que meus “defeitos”. E a sensação de auto-estima que isso trás, é inigualável!
Se você desconfiou deste texto tanto quanto eu já desconfiei de mim mesma ou dessas práticas, experimente! Force-se a experimentar algo novo para que os resultados se tornem novos e bons! Experimente e persista.