Embora seja o mais novato escrevendo no Brainstorm9, posso bater no peito e dizer que tanto o site quanto o Carlos Merigo salvaram minha carreira virtual. E não é exagero não. Como jornalista veterano, sofri com a derrota da classe perante o levante online e depois de algumas experiências ruins com “blogs profissionais”, entre eles um tal de ComLimão que ainda me deve uma pequena fortuna; ser vítima de estelionato; e perder as esperanças com as infinitas ofertas de parcerias havia desistido de trabalhar na internet. Simples assim. Eis que surgiu o Brainstorm9 e minha vida mudou.
Mudou por conta do profissionalismo com o qual o Merigo trabalha e com a paixão que ele, inevitavelmente, transfere para o site. Quem é apaixonado não desrespeita, não empurra com a barriga, não se esconde na hora da decisão. Não sabia de nada disso quando entrei para a equipe, então, imaginem a felicidade ao encontrar um cantinho virtual tocado com a mesma tara que me ajudou a atravessar os difíceis anos de estágio na redação do Estadão? Foi fantástico. Para melhorar ainda mais a situação, o Merigo pediu exatamente o que eu sempre quis fazer na rede: jornalismo de entretenimento com qualidade e relevância. Assim começou minha caça aos “criativos” de Hollywood. E, para minha surpresa, num site focado em publicidade. Nada de grande portal, nada de revista online. Vai entender.
Comecei a jornada com Jimmy Kimmel, já passei por “Dexter”, o criador de “Mad Men”, papeei com Danny Boyle, visitei o estúdio do Robert Rodriguez, cobri a Comic-Con 2011, ganhei uma coluna – “Escola de Cinema” –, fiz dois curtas-metragens e entrevistei J.J. Abrams e Jeff Bridges. Parece coisa de sonho, não é? E é bem por aí. Batalhar por algo forte desse tipo depende do objetivo final e vesti a camisa, além de ter que melhorar mais ainda a qualidade do trabalho. Vacilar com os leitores do Brainstorm9 é a pior coisa do mundo.
Dá um baita orgulho ver um destaque na home, mas tem uma coisa que vocês não sabem. Muitas vezes, envio as matérias e a vibração do Merigo ao reagir ao material bruto é tão, mas tão animal, que ganho o dia ali mesmo. Conheço outros editores online que fazem isso, mas eles são poucos e tem algo em comum: todos fazem sucesso.
Outro dia, William Shatner me disse algo sobre criatividade. Ideias são raras e precisamos celebrar quando acontecem. No aniversário do Brainstorm9, celebro não apenas uma ideia, mas tudo que ela construiu e promoveu. Quem passa por aí fecha o browser mais inteligente, informado e, no mínimo, inspirado. Parabéns a todos!
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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