Existem alguns games que, apesar de não serem os pioneiros em seus gêneros, tornaram-se seminais para a categoria.
Dentre os games de plataforma, por exemplo, o mais influente foi Super Mario World. Se o assunto são os MMOs, dependendo da sua idade o título se dividirá entre Ultima Online ou World of Warcraft. Gran Turismo virou sinônimo absoluto de simuladores de corrida. Counter Strike é o FPS multiplayer que iniciou toda uma revolução.
E Grand Theft Auto é o patriarca de todos os games de mundo aberto, os famosos sandbox.
Sandbox, ou “caixa de areia” (uma referência ao “brinquedo” comum em playgrounds), é uma alusão ao fato de que games desse tipo conferem ao jogador liberdade quase ilimitada pra brincar sem seguir a estrutura narrativa do jogo. E este estilo de jogo nos apresentou dois tipos diferentes de jogadores: aqueles que construirão castelos na areia, e outros que jogarão na cara dos amiguinhos. Se você já passou horas explodindo carros com bazucas e peitando a força policial de Liberty City, você sabe que tipo de jogador você é.
No último dia 21 de outubro, Grand Theft Auto 3 completou 10 anos de existência. De lá pra cá o game foi imitado à exaustão, porém jamais superado em seu gênero. É um atestado sobre a qualidade da sua produtora, a Rockstar Games.
Entretanto, como o título sequencial deixa claro, GTA3 não foi o primeiro game da série. E estes foram os principais jogos da franquia.