Além da tradicional capa escolhida pelos editores, a Forbes deste mês, que traz como destaque a sua lista dos “30 Abaixo dos 30” focada em empreendedorismo, oferece a opção de uma capa customizada de acordo com o interesse do patrocinador, a AT&T.
Aparecendo como uma segunda opção de capa, com destaque para uma empreendedora escolhida a dedo pela marca anunciante – Jessica Matthews já havia se apresentado em eventos que contavam com o patrocínio da AT&T – a ação faz parte do programa BrandVoice da Forbes, iniciativa responsável por cerca de 30% dos lucros da Forbes em 2014, uma métrica bastante significativa. Segundo Mark Howard, diretor de receita da Forbes Media, no ano passado a Forbes contou com 52 anunciantes de conteúdo patrocinado, que foram responsáveis por um total de 2,200 postagens no site, gerando 21 milhões de pageviews e 2,2 milhões de interações nas mídias sociais.
Para conseguir separar seu conteúdo editorial do patrocinado e manter o interesse na revista como um todo, a Forbes mantém uma equipe de 6 especialistas em conteúdos patrocinados, que se esmeram em garantir que os interesses tanto dos anunciantes quanto o dos leitores continuem sendo atendidos. Assim, dá para reparar algumas diferenças entre a capa editorial e a patrocinada – por exemplo, na primeira existe a menção ao ano da edição, enquanto o mesmo não acontece na segunda capa; além disso, a capa customizada pelo anunciante traz uma faixa no topo e no rodapé mencionando o patrocínio.
“Acreditamos que conteúdo é conteúdo. Ele apenas precisa ser claramente etiquetado. Nossos leitores são bem sinceros e diretos, e até agora não recebemos nenhum feedback negativo sobre o BrandVoice”, garante Howard.
“O BrandVoice é consistente com a nossa missão de oferecer para a audiência opiniões e tendências de negócios que são confiáveis, sempre claramente identificadas. Isso [essa iniciativa de conteúdo patrocinado] também ajuda a manter o jornalismo independente pelo qual somos conhecidos desde 1917. O segredo para a nossa longevidade é claro. Em meio à constante disrupção, juntamos nossos valores e padrões de mídia tradicional com a realidade dos novos tempos”, defende Lewis DVorkin, diretor de produto da Forbes Media.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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