Quando é assunto é traçar uma estratégia de marketing digital, difícil não se questionar a respeito de como mensurar o sucesso de uma campanha, como calcular o ROI, além de descobrir quais são os fatores determinantes para engajar consumidores em prol de sua marca. Para correr atrás dessas respostas, batemos um papo com o pessoal da Apis3, agência digital especializada em SEM (campanhas de links patrocinados) e social media. A partir desse papo feito com os ex-Googlers Douglas Hertz, Lilian Yamamoto e Renato Maria, e pelo estrategista em branding William Hertz, é possível ter uma boa visão do que faz a diferença ao definir uma estratégia digital para uma marca e, consequentemente, conquistar mais visibilidade na web.
Campanha bem sucedida e ROI
O sucesso de uma campanha depende invariavelmente do objetivo do cliente: aumento no número de vendas, aumento do ticket médio, redução do custo de aquisição, visitas ao site, pedidos de orçamento, aumentar número de seguidores, fortalecer a marca no mercado etc.
Já o raciocínio para calcular o ROI é o mesmo em todos os casos: quanto a campanha gerou de faturamento dividido pelo valor investido. Para casos não ligados diretamente a valores monetários, é preciso utilizar o histórico do cliente. Por exemplo, se R$ 1000 forem investidos e gerarem 100 pedidos de orçamento no site, e 5% dos orçamentos viram vendas no valor médio de R$ 800, teremos um ROI de 4 (100 x 5% x R$ 800 / 1000 = 4).
Engajamento
De uma forma geral, para abrir diálogo online com consumidores é importante se apresentar de forma clara e didática, permitir interação e ser facilmente encontrado em buscas. Depois de isso feito, as redes sociais devem ser exploradas para aprender mais sobre o consumidor e buscar oportunidades de estar no seu dia a dia de alguma forma objetiva, sem jabá.
Quantidade x relevância
A combinação dos dois fatores é essencial, um grupo pequeno que possibilite que a mensagem da sua marca chegue a muitas outras pessoas de forma assertiva pode ser transformador. Em pesquisa recentemente divulgada pelo Yahoo, apenas 0.05% dos tuiteiros são considerados relevantes, mas aqueles que o são, são muito importantes. É básico, comece pelos relevantes para chegar nos demais.
Do OFF para o ON
Uma estratégia de comunicação deve considerar diferentes possibilidades de interação com pessoas interessadas nesta marca ou categoria, independente da mídia e plataforma. As possibilidades offline permitem experiências que não são substituídas por plataformas online e mobile, logo podem ser usadas como uma extensão de narrativa e de entrega, considerando a perspectiva da pessoa que interage com esta comunicação. Veja como fizeram o lançamento da Jac Motors, por exemplo.
Cinco dicas chave de como estruturar uma campanha online e transformar consumidores em embaixadores da sua marca na web:
– Seja objetivo e transparente: não tente levar o sujeito a todo custo para o seu site. Isso só vai piorar o seu bounce, aumentar o seu custo e incomodar alguém
– Mescle campanhas de search e display: apenas 5% do tempo de uso de internet é dedicado à busca, o que torna importante apresentar a sua marca em redes de conteúdo
– Invista tempo e esforços na otimização da sua campanha: acompanhe a sua campanha e veja quais palavras dão maior resultado, elimine aquelas com CTR 0% (que não estão funcionando bem) e acompanhe termos relacionados à sua marca em busca de oportunidades
– Mensure: aproveite que hoje podemos mapear todos os passos do consumidor e procure aprender com isso. Não use estas informações apenas para formatar relatórios, tome decisões e mensure novamente
– Esteja aberto ao diálogo: não se meta na conversa dos outros, mas esteja aberto ao diálogo com consumidores e interessados na sua marca.