Vira e mexe essa história — não confirmada — volta ao noticiário de tecnologia. Dessa vez, a agência de notícias Bloomberg afirma que o Facebook vem trabalhando em conjunto com a HTC para desenvolver um smartphone próprio amplamente integrado com as curtidas e os contatos que mais de 900 milhões de internautas mantêm na rede social mais usada do mundo.
O tal Facebook Phone ficaria pronto até meados do ano que vem. Parece que houve atraso na produção do smartphone. Inicialmente ele deveria chegar às lojas já no fim de 2012, segundo informações da Bloomberg. Entretanto, o CEO do Facebook negou a existência do produto numa conferência telefônica para anunciar os resultados financeiros da companhia.
Existe um bom motivo para a rede social agregar esforços no campo dos dispositivos móveis: publicidade. Mais da metade dos usuários do Facebook usam a rede social no celular. Quantos deles veem propaganda durante o acesso? Zero. O Facebook atualmente não trabalha com publicidade em dispositivos móveis.
A parceria com a HTC ficou prejudicada por outros dispositivos que a indústria taiwanesa vem projetando e precisam de prioridade. A Bloomberg fala que estão desenvolvendo um “sistema operacional modificado”. Algo me leva a crer que falam do Android. Não?