Mais uma data comemorativa se aproxima e, com ela, novas oportunidades para aquecer o mercado e a economia capixaba. O Dia dos Pais é comemorado no próximo dia 11 e o Sebrae no Espírito Santo dá dicas de como aproveitar o período para aumentar as vendas.
“Negócios existem para serem lucrativos e atenderem às demandas do mercado”, afirma o analista de Atendimento Individual do Sebrae, Vinicius Bastos. Nesse contexto, a instituição tem papel fundamental na orientação e fomento à competitividade e ao desenvolvimento desses negócios.
O analista explica que, em muitos casos, empresas e mercados vivem entre períodos naturais de alta e baixa demanda, a chamada sazonalidade. “Pense em uma sorveteria. Nas estações mais quentes do ano há grande movimento e, nas estações mais frias, o movimento naturalmente tende a cair”, esclarece Vinicius.
Para sobreviver e crescer em meio a essas oscilações, é necessário que o empreendedor promova estratégias que acompanhem a sazonalidade, a fim de tirar o maior proveito possível dessa característica do mercado. E esse é o caso da loja Valentina, que comercializa também roupas. “Em épocas festivas, fazemos promoções nas redes sociais, na loja e oferecemos combos (produto da loja mais um brinde). Dá muito certo, alavanca as vendas”, comemora Iris Paixão, gerente da Valentina Moda Feminina e Masculina, de Jardim Camburi, Vitória.
Quatro dicas para o sucesso:
1 – Diversifique sua oferta. A diversificação é um caminho interessante, pois a baixa de um produto ou serviço é compensada pela demanda maior de outros no mesmo período.
2 – Planejamento e Organização do fluxo de caixa para suportar os períodos de baixa e tirar o máximo proveito dos períodos de alta demanda. Um fluxo de caixa organizado vai garantir sua empresa respirando por todo o ano.
3 – Esteja atento aos custos fixos, principalmente nos períodos de baixa. Planejar-se para garantir que suas reservas sustentem os custos fixos é fundamental para a saúde de sua empresa.
4 – Por fim, tenha sempre criatividade e jogo de cintura para lidar com esses períodos. Acompanhe de perto os seus clientes e tente manter e incrementar os hábitos de consumo deles com bom relacionamento e oferta adequada