Tela do MediBabble (foto: divulgação)
A cena é comum em seriados como “E.R.” ou “Grey’s Anatomy”. A porta da ambulância se abre e de lá saem os paramédicos carregando uma maca com um paciente em estado grave. Um médico se aproxima e tenta perguntar o que aconteceu, mas tudo que consegue do paciente são algumas frases ininteligíveis em chinês. “Chamem um intérprete!”, grita o médico, desesperado. Em poucos minutos, um sujeito de óculos se apresenta: “Alguém me chamou?”
Claro que, na vida real, não é bem assim. A maioria dos hospitais, seja no Brasil ou nos Estados Unidos, não contam com intérpretes na equipe. E, quando os tradutores existem, não ficam de plantão no hospital, esperando a chegada de um paciente estrangeiro. O resultado é que demora pelo menos uma hora até eles se apresentarem no local onde o médico está fazendo o atendimento. Nesse meio tempo, sintomas importantes foram ignorados e detalhes do histórico foram deixados de lado, colocando em risco a vida do doente.
Para resolver esse problema, os estudantes de medicina Alex Blau e Brad Cohn, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, criaram o MediBabble, um aplicativo para iPhone que permite aos médicos se comunicarem com pacientes de outros países. No aplicativo, estão disponíveis versões pré-gravadas de milhares de questões médicas em línguas como espanhol, mandarim, cantonês, russo, creole etc. Segundo os estudantes, a ideia foi criar um instrumento que permitisse aos médicos fazer as perguntas certas na língua desejada – e, a partir daí, conseguir o diagnóstico correto. Todas as perguntas podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”, facilitando muito a comunicação. O material é resultado de uma pesquisa de três anos feita com médicos, tradutores e desenvolvedores de sites.
O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em www.medibabble.com. Mesmo que você não seja médico, pode valer a pena fazer o download. Já imaginou se você vai parar em um hospital gringo, onde ninguém fala português? Pelo menos você vai conseguir entender as perguntas que eles fizerem em espanhol…