Janelas! Sim, janelas, aquelas que você abre quando está muito calor, dá um oi para o carteiro na rua, e de vez em quando joga um lixo achando que ninguém está vendo. A Samsung quer transformá-las em maravilhas sensíveis ao toque.
Antes, mea culpa: essa é provavelmente a coisa mais importante que deixamos passar na CES. Mil perdões. É difícil dar valor a tudo em um lugar tão gigantesco — e, também, de longe, a “Smart Window” da Samsung parecia apenas uma… janela. Mesmo assim, essa tecnologia é bem animal, e diferente da maioria dos outros produtos com o nome “smart” (ugh) que já vimos, o sistema parece ficção científica e poderá estar em nossas casas em breve.
Basicamente a Smart Windows é a TV transparente da Haier, com a diferença de que ela não é sem sentido. Na verdade, trata-se de um painel LCD de TFT com a capacidade de ficar completamente transparente, como qualquer outro painel. Mas na tela correm uma diversidade de apps e imagens — você pode ver a previsão do tempo, ler e-mails, Twitter e receitas, por exemplo. Ou simplesmente assistir TV. Tudo é controlado por toque e, pelo menos nas demonstrações, tudo funcionou de forma bem rápida e intuitiva. E não se preocupe, fã de pornografia e receitas da Ana Maria — o Mobile Nations diz que o painel só será visível para a parte interna da casa.
Eu sou um pouco cético com a ideia da Samsung e acho que nunca vou usar minha cozinha para computação de verdade, mas para informações casuais, o sistema pode ser um luxo bacana. Resta saber se ele chegará ao mundo algum dia. [Samsung]