Você já sentiu que as mídias sociais poderiam fazer muito mais por sua pequena empresa se você soubesse como fazer isso?
Você mantém os olhos na página de seus adversários comerciais para tentar descobrir o que eles estão fazendo para conseguir o que querem e fica com medo de que consigam antes de você?
Pare por um momento e pense sobre como as mídias sociais mudaram as nossas vidas em um espaço muito curto de tempo. Há cinco anos, muitas pessoas nem sabiam o que era Twitter e Facebook. Hoje, a empresa que não tiver uma conta em pelo menos uma destas redes sociais está obsoleta. Cada site na Internet, anúncio publicitário, disco, revista e até alguns pacotes de produtos alimentícios (como uma caixa de cereais), possui as insígnias do Twitter e do Facebook.
Em cinco anos, as mídias sociais se transformaram na plataforma de marketing dominante, e as pessoas realmente estão tentando de tudo para acompanhar este desenvolvimento. E o melhor de tudo: é praticamente de graça (exceto pelo investimento de tempo, é claro).
Assim como existiram (e ainda existem) muitos SEOs tentando manipular os rankings, há muitas pessoas que tentam manipular as mídias sociais. Ao invés de investir seu tempo e pensar como seus clientes, criando um perfil e atraindo o engajamento natural dos consumidores, elas procuram por uma maneira fácil e rápida de construir uma presença na web. O problema é que estas táticas, no geral, não levam a nada.
É muito comum encontrar anúncios como este, com uma rápida pesquisa no Google:
Algumas questões para refletir:
1. Ter milhares de likes e seguidores aleatórios fazem com que seu negócio tenha mais credibilidade?
Uma página do facebook com 10 mil likes mas sem movimentação ou engajamento destes fãs, não serve para muita coisa. Quando a maioria dos seus seguidores não se importa realmente com o negócio, não faz diferença para a reputação da empresa ter tantos.
Um bom número de seguidores dá credibilidade às páginas de sua empresa nas mídias sociais, mas a falta de conteúdo e engajamento não é fazer negócio, e é para isso que você está usando esta ferramenta, para mostrar sua marca e fazer negócios.
2. Ter milhares de seguidores ou likes aumentam as chances nos sites de busca?
Sem dúvida, a “movimentação” em determinadas mídias sociais influem sobre os resultados de busca, mas ainda há muita discussão sobre as especifidades disso, já que nada é muito certo neste ramo. Por exemplo, parece que a atividade de uma empresa no Google+ tem mais chance no ranking de busca se tiver mais movimentação em suas indexações referentes ao Google. Mas, e quanto às que têm contas no Twitter e Facebook apenas? Também tem vantagem?
Não há nenhuma evidência de que ter mais amigos e seguidores vai melhorar sua classificação nas pesquisas.
3. As pessoas realmente tem vendido serviços para conseguir mais likes e seguidores?
Sim. Mas, como já dito, é realmente eficiente ter 1000 seguidores que não se importam com sua marca? Estes truques trazem milhares de likes automáticos, de pessoas aleatórias e perfis fakes. Em que isso pode ajudar a sua marca?
As mídias sociais são mais sobre engajamento do que sobre popularidade.
Adaptado do artigo de Ellen Gipko, no Search Engine Journal.
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