Não tem muito tempo, mostramos por aqui a campanha Fuck the Poor, da The Pilion Trust, mostrando a reação das pessoas a um cara gritando “os pobres que se fodam” em Londres. Agora, a New York City Rescue Mission resolveu usar da mesma ousadia em um experimento social conduzido pela Silver + Partner, para descobrir se os nova-iorquinos seriam capazes de reconhecer seus parentes vestidos como sem-teto.
Em Have the Homeless Become Invisible?, a entidade questiona se os moradores de rua se tornaram invisíveis ao ponto de serem completamente ignorados pela população, que parece ter se esquecido que aquelas pessoas são filhos, irmãos ou pais de alguém – neste caso, deles mesmos.
Quando as pessoas que passaram reto de seus familiares são confrontadas com a realidade, o sentimento de culpa acaba pesando. E mesmo dando a impressão de ser encenado, ainda assim é uma reflexão interessante para incentivar as pessoas a enxergar a realidade à sua volta e contribuir para mudá-la.
A direção é de Jun Diaz, da Smuggler.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie