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Se você me ferrar uma vez, a culpa é sua; se você me ferrar duas vezes, a culpa é minha.


de adbadeeafc wi

Não se preocupe em encontrar tempo para chorar por mim, ou encontrar palavras para falar por mim, ou energia para brigar por mim, apenas tire esse monte de LIXO de perto de mim.

Em 1959, um consultor tiozinho chamado Philip Kotler percebeu que 4 fatores diferentes de negócios quando alinhados com os planetas do sistema solar e as nebulosas de Capricórnio fazem uma empresa funcionar, eram eles: Preço, Produto, Propaganda e Ponto de Venda, os famosos 4Ps do Marketing.

Realmente, se o seu problema é fazer uma empresa funcionar, os 4Ps são o bicho. Basta definir a política de preços – olhando os custos da empresa ou os preços da concorrência; contratar uma bela agência de publicidade cheia de estagiárias boazudas com prêmios conquistados em Cannes para vomitar propaganda para cima do público-alvo; fabricar o produto na China ou no Brás via os bolivianos escravizados por uma ou outra rede de lojas de shopping; e colocar os produtos para vender nos principais canais de distribuição do Brasil, onde bola, luvas, fee, comissão, mensalão são o pedágio necessário para furar o bloqueio do mercado.

De lá para cá, um monte de consultores gringos e brazucas percebendo o filão de mercado inventando pelo Kotler – teorias que ninguém coloca em prática – criaram os 6Ps, 8Ps, 10Ps, 10Js, 5As, 15Ws, blá blá blá.

Agora, é a minha vez.

Baseados em estudos profundos realizados com 7.698 profissionais do alto escalão de 5.464 mega corporations e empresas emergentes que mais crescem em 79 países pelo mundo, e contando com o apoio do Instituto de Qualidade para a Excelência Corporativa, da Associação para a Sustentabilidade do Meio Ambiente Empresarial, e da ONG para os Direitos dos CEOs e Gurus Aposentados, eu descobri quais são os 4Fs críticos para o sucesso na Vida e no Trabalho.

São eles:

1. FOCO! Para quê perder tempo fazendo análise dos 4Ps de marketing sobre produtos que você não gosta, para vender o que você não sabe, para pessoas que não te valorizam? Você deveria fazer o que você gosta MUITO baseado no que você conhece UM POUCO e que tem uma GRANDE possibilidade de crescimento. 20% de tudo que você faz na vida traz 80% dos resultados que você consegue. E 30% de tudo que você faz na vida, debaixo para cima (em um gráfico), traz prejuízos imensos para a empresa. 30% dos vendedores, 30% dos produtos, 30% dos processos, 30% dos sistemas, 30% do seu web site,  30% da missão corporativa da sua empresa não servem para absolutamente nada, a não ser confundir a cabeça das pessoas sobre qual é afinal o FOCO da empresa. Foco é tudo na vida!

2. FÉ! O mundo corporativo como o próprio nome diz trata-se de um corpo de coisas. Sem alma, sem paixão, sem compromisso com a Vida. 99% da galera trabalha alucinada fazendo coisas baseadas em fatos e não crenças e valores. Curiosamente, a meritocracia é o sistema ideal para a corrupção existir. Métricas de performance, índices de desempenho, planilhas de fluxo de caixas e sistemas de análises de qualquer coisa são forjadas todos os dias para atender a meritocracia corporativa. Meritocracia não é a saída para nada, é o buraco de tudo.

3. FORÇA! Sabe porque as pessoas ainda marcam reuniões com pessoas que trabalham em outras empresas? Porque as reuniões com gente de fora são uma válvula de escape para a chatice que elas vivem imersas todos os dias. 80% do dia-a-dia de 80% das pessoas é pura chatice. Gente chata discutindo coisas chatas que não levam a lugar algum. As reuniões externas são uma oportunidade de conhecer pessoas mais interessantes do que os colegas de trabalho, os chefes e os funcionários. Infelizmente, nem sempre encontramos alguém suuuuuper interessante nas reuniões com outras pessoas de fora.

Sabe porque as empresas são chatas?

Porque quase ninguém tem coragem de colocar o dedo nas feridas da empresa e encarar os problemas de frente.

Uma empresa sem conflitos, porrada, discussão sobre temas críticos, decisões difíceis e escolhas complexas são um saco. O F da FORÇA significa CORAGEM, coragem para falar tudo que é preciso ser falado, e mexer em todas as feridas que são necessárias até elas se fecharem. Se ninguém mexer nas feridas abertas, como você acha que vamos fechá-las?

Por último mas não menos importante, o 4 F é:

4. FODA-SE! Foda-se o que os outros vão pensar. Foda-se se vai dar errado. Foda-se se vamos passar vergonha. Foda-se se alguém vai ficar bravo. Foda-se se vai demorar. Foda-se se alguém é melhor do que você. Foda-se se você é pior do que alguém. Foda-se se não temos todos os recursos para competir com a concorrência. Foda-se que não temos estrutura para atacar o mercado X. Foda-se que não conhecemos direito como funcionam as coisas. Foda-se que podemos quebrar a cara. Foda-se a concorrência. Foda-se se faltam fatos para embasar nossas decisões. Foda-se se o guru supra-sumo do planeta aponta para a esquerda. Foda-se se o Sai Baba pediu para você ajoelhar. Foda-se os políticos. Foda-se os corruptos. Foda-se as coisas erradas, foda-se os ignorantes e medrosos. Foda-se todas as pessoas que NÃO QUEREM se divertir. Foda-se! VOCÊ VAI FAZER. Você vai dar a cara para bater, você vai colocar ALMA na empresa, FOCO nas tarefas e FORÇA nas reuniões.

(continua)

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

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