X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Sem querer, Google vem indexando arquivos pessoais de drives em redes domésticas


Conectar um disco rígido à sua rede doméstica é uma ideia inteligente: isso permite acessar seus arquivos não importa onde você esteja. Mas parece que, em alguns casos, o Google indexou arquivos privados mantidos em tais dispositivos.

Uma investigação feita pela CSO, que analisa segurança e riscos online, revela que alguns dispositivos de rede mal configurados – incluindo discos rígidos externos ligados a roteadores com FTP habilitado – foram indexados pelo Google.

Isso significa que os arquivos pessoais foram tratados como públicos, podendo ser encontrados através de pesquisas no Google e em outros sites de busca.

É claro que isso não é realmente culpa do Google e semelhantes: eles simplesmente rastreiam a web à procura de dados. A culpa é das empresas que deixaram o FTP ativado por padrão – nem sempre o usuário sabe que isso pode acontecer.

A CSO explica que identificou uma enorme quantidade de arquivos desta forma, incluindo:

senhas, fotos privadas (SFW/NSFW), diários pessoais, documentos de genealogia da família, correspondência por e-mail, documentação geral e registros domiciliares, passaportes, RGs estaduais, registros fiscais, documentos financeiros, faturas de cartão de crédito e detalhes da conta, documentos de hipoteca, extratos bancários e detalhes de contas, certidões de nascimento, atestados de óbito, planejamento de pesquisa e desenvolvimento, planejamento de vendas, listas de clientes, lista de clientes a sondar, e muito mais.

Vixe. Eles detalham um estudo de caso no qual foram encontrados os backups do computador de uma família – com arquivos de 2009 em diante – através do Google.

Nesse caso, os dados foram arquivados em um disco rígido Western Digital conectado a um roteador Linksys WRT1900AC, que estava com o recurso FTP ativado. Os arquivos acabaram caindo nas mãos do público, resultando em compras indevidas nos cartões de crédito e débito da família.

A CSO aponta que usuários do Seagate Personal Cloud, Seagate Business NAS, Western Digital My Cloud e LaCie CloudBox foram os mais afetados.

Como saber se você está em uma situação semelhante? A CSO tem um guia explicando como verificar se algum dos seus arquivos foi indexado. Faça o seguinte:

ead RdQUzzIPw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot