Há alguns dias, quando a gente publicou por aqui Lost Dog, o principal comercial da Budweiser para o Super Bowl 49, a gente já tinha pelo menos uma certeza: de que a boa e velha fórmula de sucesso utilizada em campanhas anteriores iria, mais uma vez, levar a marca ao topo do USA Today AdMeter. A confirmação não demorou, e sem surpresas, a história do filhotinho perdido que consegue voltar para casa com a ajuda dos cavalos Clydesdale prevaleceu no gosto do público.
Que é uma produção respeitável, é indiscutível. Mas do ponto de vista criativo, é mais do mesmo. É uma marca escolhendo o caminho mais fácil, em vez de se arriscar a trazer algo novo, ainda que isso signifique causar desconforto nas pessoas. Aliás, a Budweiser não foi a única que escolheu jogar com segurança.
Marcas como Always, Dove Men e Dodge fizeram o mesmo, apostando em versões editadas de campanhas antigas, mas de grande sucesso. Abaixo, o top 10 do AdMeter 2015 e as médias finais alcançadas por eles:
1. Budweiser – Lost Dog – 8.1
2. Always – Like a Girl – 7.1
3. Fiat – Blue Pill – 6.9
4. Microsoft – Braylon – 6.7
5. Doritos – Middle Seat – 6.7
6. Dodge – Wisdom – 6.64
7. Toyota – My Bold Dad – 6.59
8. Coca-Cola – Make it Happy – 6.50
9. Nissan – With Dad – 6.47
10. Doritos – When Pigs Fly – 6.47
Confira também os 5 piores comerciais, segundo o USA Today AdMeter
1. uCool – Heroes Charge – 3.12
2. Jublia – Tackle It – 3.22
3. T-Mobile – Save the Data – 3.50
4. Squarespace – Om – 3.63
5. Machine Zone – Game of War – 3.90
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie