Entre os dias 17 e 23 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2011, estudantes e empresários de micro e pequeno porte poderão conhecer, em várias atividades gratuitas, tecnologias e inovações desenvolvidas no Brasil que podem tornar as empresas mais competitivas. Instituições de pesquisa e ensino abrirão suas portas para mostrar o que há de mais moderno no País.
As inovações poderão ser vistas de perto em todo o País. Cada estado tem uma programação própria. Os visitantes da SNCT 2011 poderão ir a tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; e conversar com cientistas. Também terão acesso a jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; e excursões científicas.
A SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C,T&I), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C,T&I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
Amazontech 2011
A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, mas várias instituições são apoiadoras da Semana e realizam atividades que contribuem com a promoção da ciência, tecnologia e inovação. O Sebrae organiza o Amazontech 2011 de 18 a 22 de outubro no Espaço Cultural, em Palmas (TO), a fim de disseminar a inovação e a tecnologia junto aos negócios que operam no ambiente amazônico.
O Amazontech é um programa do Sebrae Nacional desenvolvido em parceria com Estados da Amazônia Legal, EMBRAPA, Governos Estaduais, Universidades Amazônicas e outros parceiros institucionais. Por meio das atividades do evento, espera-se melhorar as estratégias de mercado, políticas públicas, responsabilidade socioambiental e educação, com o propósito de assegurar competitividade e sustentabilidade.
Esta é a 7ª edição e reunirá os noves estados da Amazônia (Tocantins, Pará, Maranhão, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Mato Grosso). Poderão participar empresários, estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral. A expectativa é que sejam gerados 22 milhões de reais em volume de negócios e captação de recursos e passem pelo Espaço Cultural cerca de 35 mil pessoas.
O tema do Amazontech será “Novos rumos para a ciência, tecnologia e negócios sustentáveis”, que será composto de sete grandes eixos temáticos: Tecnologias para o uso e manejo sustentável dos Recursos Naturais (Extrativismo Sustentável e uso sustentável e conservação da Água e Perspectivas de Negócios); Biotecnologia; Desenvolvimento Sustentável para os Pequenos Negócios; Cidades Inovadoras e Sustentáveis e as Oportunidades de Negócios; Meio Digital TIC e Sustentabilidade; Fontes Alternativas de Energia e Mudanças Climáticas.
Quem for ao Amazontech 2011 poderá conhecer o Núcleo Móvel de Transferência de Tecnologias Agroindustriais (Nutec Móvel). Equipado com dois laboratórios, minifecularia, minipadaria e uma sala de treinamento, o Nutec Móvel é um caminhão-escola concebido pela Embrapa Acre com a finalidade de capacitar produtores e técnicos de extensão rural em comunidades distantes.
O Nutec Móvel abrigará cursos de processamento de alimentos típicos da Região Amazônica como o suco misto de frutas tropicais. Batizado de “blend tropical” o suco mistura polpas de maracujá, cajá (taperebá) e acerola e o processo de fabricação será apresentado em um curso prático no âmbito do Painel Frutas da Amazônia.
Os beijus, ou tapiocas, são tema de outra oficina a ser ministrada no Nutec Móvel. A novidade são as novas cores e aromas incorporados à massa através da adição de extratos oriundos de frutas ou hortaliças.
Haverá ainda oficinas de preparo de geleia de cupuaçu e de produtos que usam a castanha-do-brasil (castanha-do-pará) como matéria-prima. Os visitantes conhecerão mostrará um mix feito da castanha que pode ser utilizado para produzir biscoitos, mingaus, bolos e diversos outros produtos.
O Nutec Móvel ficará no estacionamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Tocantins, ao lado do Espaço Cultural de Palmas, onde serão realizadas as atividades do Amazontech 2011.
Saiba mais
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011
Quando: 17 e 23 de outubro
Onde: em todo o País
Programação: http://semanact.mct.gov.br/
Amazontech
Quando: 18 a 22 de outubro
Onde: Espaço Cultural, em Palmas (TO)
Programação: http://amazontech.to.sebrae.com.br/