Sabe aquele cara que insiste em mostrar tudo o que sabe (ou pensa que sabe) para o escritório inteiro, nunca admite seus erros e vive menosprezando os colegas? Ninguém gosta desse tipo de profissional. Além de ser chato, esse comportamento só mostra insegurança e falta de respeito pelos colaboradores da empresa. Mas todo mundo já bancou o sabe tudo alguma vez. O problema é quando essa postura se torna comum e começa a atrapalhar a interação entre a equipe. Para você saber se está agindo assim sem perceber, o SmartBlogs listou os sinais mais comuns desses sabichões. Veja como evitar essas armadilhas e fugir da tentação de ser o sabe tudo do escritório!
Fale menos, ouça mais. O sabichão sempre tem uma resposta pronta para qualquer problema. Seja por experiência ou pura especulação, ele se esquece de ouvir o que os colegas têm a dizer e impõe sua visão sobre as demais. Espere um pouco mais antes de dar a sua opinião.
Seja neutro. Muitos líderes organizam reuniões sem pensar no que seus colaboradores têm a dizer. Além de improdutivas, essas conversas prejudicam o relacionamento entre funcionários e impedem que grandes talentos discutam suas ideias. Entre na reunião disposto a ouvir o que todos pensam e avalie cada opinião sem medo de mudar a sua.
Se não tiver nada de bom para dizer, não diga nada. Poucas coisas prejudicam tanto o desenvolvimento dos profissionais quanto comentários negativos fora de hora. O sabe tudo sempre encontra algum defeito nos projetos dos colegas e o critica (às vezes de forma ofensiva) na frente da equipe sem nem ouvir toda a proposta. Veja a apresentação até o fim e vá com calma na hora de apontar possíveis obstáculos.