Artigo por Daniel Marigliano*
Fiz um “passo-a-passo” que pode ajudar muita ideia a virar startup e evitando más surpresas num futuro processo de due diligence:
- Junte um grupo de pelo menos 3 pessoas (no mínimo: uma de administrativo, uma de comercial e uma de tecnologia) que tenham as mesmas visões e objetivos;
- Vá para um bar com essas pessoas e depois de umas 3 latinhas imaginem um problema que vocês possam solucionar – nem que seja o problema da ressaca!
- Leiam “Startup Enxuta” do Eric Reis e se cadastrem no newsletter do Lean Institute;
- Pesquisem no Youtube “Scrum” e “KPIs” e assistam pelo menos uns 5 vídeos com mais de 10 min sobre os temas;
- Em cima do que aprenderam, criem um MVP com uns 10 KPIs + Modelo de Negócios e coloque o negócio no mercado com um nome piloto por no mínimo 1 mês – de preferência 3 meses;
5.1 – Enquanto isso pesquise sobre o mercado desse negócio a nível local e regional do país em sede que vocês escolheram rodar a solução. Não adianta saber quantos litros um norte-americano come de sorvete por ano ou quantas bimbadas ele dá se você está no Brasil; - Abra o máximo de canais possíveis (e-mail, telefone, celular, endereço pra correspondência, chat, Facebook, Twitter, etc) para que os usuários possam contribuir com ideias, críticas, sugestões, xingos, etc. Anote tudo;
- Crie e registre (INPI, Domínio, Facebook, Twitter, Youtube, Google Plus, etc) um nome matador para o seu negócio consolidado. O nome é a parte mais importante de uma empresa, representa pelo menos 30% do seu valor em alguns casos;
- Crie o Plano de Negócio com um forte Plano Financeiro. Na hora do pro-labore, estabeleça valores justos – os mesmos que você pagaria para alguém do mercado para ocupar aquele cargo – dentro do porte da sua empresa, estrutura, etc. Esse negócio do mínimo para sobreviver irá te atrapalhar futuramente – aprendi isso na prática;
- Contrate um escritório de contabilidade que possua advogados em seu quadro (sócios ou funcionários) para fazer a abertura da empresa (CNPJ). Não se importe com a burocracia brasileira. Seja o mais correto, honesto e dentro da lei que você conseguir. Jamais dê um jeitinho brasileiro nisso;
- Contrate ferramentas que possam te dar um bom back-office nas principais áreas (Vendas, Suporte, Administração, Gestão, Desenvolvimento e Comunicação). FormStack, Zendesk, SendGrid, Conta Azul, Agendor, MailChimp,…
- Abra uma conta Pessoa Jurídica em um banco que possua valores compatíveis com o teu negócio. Não vá pelas taxas, etc, pois se o valor for semelhante, as taxas caem futuramente;
- Transfira tudo o que vc comprou para o piloto para o consolidado. Faça notas, se possível;
- Assim que estiver tudo ok, lance uma nova versão do seu negócio. Sempre sendo claro que este é o novo mil vezes melhorado;
- Se possível, faça uma página de agradecimento com os nomes das pessoas que ajudaram nas críticas, ideias, sugestões, etc.
14.1 – Mande um adesivo para os que deram ideias e sugestões e uma caixa de bombom para os que criticaram; - Deixe eternamente o item 6 enraizado na cultura da sua empresa;
- Comece a mapear e estruturar os processos internos. Eles precisam estar ok antes da primeira contratação;
- Para expandir, aplique os itens 2, 5, 6, 8, 11 e 16, mas agora com um foco mega local. Se vc vai abrir uma filial em Sergipe, contrate um sergipano para te ajudar a estruturar o negócio – idem para os outros países.
*Artigo por Daniel Marigliano, Sócio-Gestor da Brazuca Venture Capital, criada para investir no empreendedor brasileiro, antes disso passou por algumas empresa como Telefônica, Totvs, Siemens e fundou outras. Veja esta entrevista que fizemos com Daniel.
Imagem de abertura: Assessment, business concept, via Shutterstock
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