Há quase um ano em operação, o site Central de Oportunidades, do Sebrae, promove gratuitamente intercâmbio comercial entre empresas que buscam vender ou comprar produtos e serviços. Até o momento, estão cadastrados nessa ferramenta cerca de 2,2 mil empreendimentos que fazem parte do Sebrae 2014, programa com foco nas perspectivas de negócio geradas pela Copa do Mundo em dez segmentos, como turismo, construção civil e moda. A expectativa é chegar a 10 mil participantes registrados até o final de 2013.
A partir desta segunda-feira (5), empresários de outros setores da economia também poderão utilizar a ferramenta. Para isso, terão de acessar o Portal Sebrae, preencher um cadastro e fazer um autodiagnóstico para avaliar a capacidade empresarial. Essa avaliação terá questões relativas aos conhecimentos do mercado, qualidade do produto, comercialização, distribuição e formação de preço.
Após o teste, os candidatos aptos terão seus produtos divulgados a partir de setembro na Central de Oportunidades. Os que não atenderem aos requisitos poderão se capacitar com o Sebrae de seu estado para posteriormente se registrarem no site. Já os empreendedores que pretendem comprar os produtos e serviços deverão fazer o cadastro a partir de setembro.