Voos completamente autônomos são o futuro dos drones domésticos. Mas hoje, a tecnologia “autônoma” desses drones não é à prova de idiotas. Uma startup chamado Skydio quer mudar isso com um novo tipo de piloto automático que usa a câmera do drone. Parece bem sensacional.
A tecnologia de voo autônomo da Skydio parece tão boa que pode transformar seu smartphone em uma varinha de condão que permite simplesmente aponta-lo para a direção que você quer que o drone vá. Ela funciona porque a Skydio transforma a câmera embutida do em algo chamado “córtex visual do drone” que converte imagens 2D da lente em um mapa 3D do ambiente ao redor. O drone usa, então, esse mapa para evitar colisões em obstáculos, incluindo transeuntes insuspeitos. Os mesmos dados podem ser usados para recursos avançados do tipo “Siga-me”.
No momento, o Skydio é apenas um protótipo. A empresa acabou de receber US$ 3 milhões de alguns investidores (de grupos como Andreesen Horowitz e Accel Partners), então há uma boa chance de vermos essa tecnologia esperta virar um produto comercial. Ou, posto de outro modo, dela ver a gente – e, com sorte, não trombar nos nossos rostos. [TechCrunch and The Verge]
GIF por Nick Stango
O post Skydio transforma seu smartphone em uma varinha mágica a prova de colisões para controlar drones apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.