X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

SM: Um ruído necessário?


c social media

 

O namoro das marcas com as mídias sociais não é mais aquela maravilha de antigamente. Pelo contrário, a relação parece estar mais frágil do que nunca. Ao mesmo tempo em que as empresas descobriram como engajar seus consumidores e alavancar suas vendas, Twitter, Facebook e outras redes deram espaço às milhares de vozes que antes ficavam perdidas e ignoradas nos SACs. E agora?

Com a boca no Facebook

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, um estudo do Forrester Research mostrou que apenas o Facebook detém 60% dos 500 bilhões de comentários dos consumidores sobre produtos e serviços que circulam na web todos os anos. Números relevantes e, por que não dizer, assustadores. Parece que os clientes descobriram que o segredo para conseguir resolver problemas é botar a boca no trombone, ou melhor, no Facebook. Mas isso acontece claramente porque as próprias empresas estimulam esse comportamento ao tratar com burocracia as reclamações que chegam à ouvidoria, mas abusam da agilidade dessas plataformas para responder às críticas que chegam via web. De fato, não dá para dormir no ponto.

Segundo alguns números levantados pela consultora e diretora de tecnologia da New Media Developers [nmd.com.br], Martha Gabriel, falhas na proteção da imagem e problemas com reputação podem resultar em perdas líquidas de 15% do valor da empresa. São valores muito altos para serem ignorados, principalmente, no contexto que temos hoje onde perder reputação é muito fácil, mas reverter a crise, nem tanto.

Crise de relacionamento

Na opinião de Romeo Busarello, diretor de e-business e relacionamento com clientes da Tecnisa, a presença nas redes sociais nem sempre é saudável para todas as empresas, mas o monitoramento é primordial. “Um bom exemplo são as empresas de telefonia, que sempre apanham, pois não entregam o que vendem. Assim, é claro que um perfil no Twitter será encarado pelos consumidores como mais um canal de reclamação. Mas isso não significa ignorar as mídias. Veja o Itaú, por exemplo, que não está presente nas redes, mas acompanha tudo o que é falado sobre ele. Essa sim é uma boa estratégia”, afirma Romeo.

Certamente, se as empresas prestassem mais atenção ao que é dito sobre elas na rede, respondessem às queixas imediatamente e possuíssem uma estratégia para gerenciar crises, teriam muito menos dor de cabeça como vemos hoje. “As empresas têm que ficar atentas a tudo que é dito sobre elas nas redes. Não basta estar ali, é preciso ser presente. É a mesma situação da conversa de bar. Você estando lá ou não, as pessoas falarão de você, a reclamação já existe. E como você reage? Se faz de ausente e ignora ou defende sua imagem?”, resume Beto Aloureiro, gerente de redes sociais da Tecnisa.

Como resistir a uma trollada

E quando um problema no mundo virtual pode migrar para o mundo real da empresa? “Quando o problema é coletivo”, garante Wagner Martins, diretor de planejamento da Espalhe. “Nesses casos, não importa se a empresa está certa ou errada. Se for uma mobilização que afete um número considerável de clientes, a organização tem sim que se posicionar e tem que fazer isso rápido”, continua Wagner. Mas antes, é preciso tomar cuidado com algo fundamental. “Só tem que ficar atento para identificar quando as reclamações não passam de trollagem”, complementa Romeo. “Uma trollada é sempre infundada. Eles criam confusão só para ver o circo pegar fogo. Não dá para discutir com alguém que não se importa em estar certo. A melhor coisa é ignorar, não alimentar a discussão. Os trolls só ganham, pois fazem você perder seu tempo”, aconselha Wagner.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot