A empresa TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) revelou na quinta-feira informações sobre um novo processador da família ARM Cortex A9 capaz de atingir clock de até 3,1 GHz em condições normais de funcionamento, recorde entre chips da arquitetura.
Com dois núcleos, o modelo é construído com tecnologia de 28 nanômetros e servirá de inspiração para uma nova família de processadores destinados a smartphones e tablets de alto desempenho, entre outros dispositivos móveis. De acordo com seus criadores, a nova tecnologia de construção permite “ganho de velocidade de até 55% em relação a outros da categoria”.
A TSMC afirma que o novo método de construção poderá fazer com que o mercado receba uma nova família de chips que poderão ter velocidades de 1,5 GHz e 2 GHz “destinados ao público comum” e um modelo de 3,1 GHz para “usos de alta performance”, sem especificar quais gadgets poderão ser beneficiados com tanta velocidade (mas quem apostar em algo com o Windows 8 pode ganhar alguma coisa).
Entretanto, pelo menos por enquanto os novos ARM A9 de 28 nm não deverão conquistar as ruas. “Este é um chip de teste que demonstra o que a combinação de avançadas tecnologias pode oferecer ao mercado”, afirma a companhia, que garante que os novos modelos deverão marcar presença em “uma nova geração de dispositivos móveis”.
Smartphones poderão utilizar chips ARM de 3,1 GHz