A Qualcomm vem dando o que falar num popular vídeo divulgado na internet que mostra a CPU Snapdragon S4 naquilo que eu eu chamo de derradeiro teste da manteiga. Tudo bem, o uso do termo “derradeiro” é abuso meu. Porém, o vídeo que você assiste abaixo mostra que, de fato, os processadores produzidos pela companhia esquentam menos do que alguns concorrentes — não revelados e selecionados a dedo pela Qualcomm, pode ter certeza.
Eu conversei com Roberto Medeiros, o diretor sênior para tecnologia na América Latina, que me explicou com que técnicas a companhia consegue produzir chips mais poderosos, com frequência alta e permanente. De acordo com o executivo, isso se deve a um envelopamento térmico exclusivo da Qualcomm que consegue lidar com mais energia e maior desempenho do processador sem entregar os pontos no quesito temperatura. Diferentemente dos concorrentes demonstrados no vídeo.
“A maioria dos processadores tem sensores para determinar a temperatura. Como gargalo, o chip diminui a frequência do processador para evitar o superaquecimento.” O vídeo divulgado pela empresa serve para comprovar que, de fato, o envelopamento atingido com os processadores Snapdragon S4 são mais poderosos. Ainda de acordo com Medeiros, as CPUs de concorrentes foram pensadas do ponto de vista genérico para atender tanto dispositivos ligados na tomada como móveis. Os da Qualcomm, por sua vez, são desenvolvidos desde o início para eletrônicos móveis e, devido a isso, funcionam melhor nesse cenário.
O envelopamento térmico, diz Medeiros, baseia-se em três premissas distintas: a miniaturização do chip, permitindo utilizar espaços menores para transmissão de eletricidade; a arquitetura ARM específica para dispositivos menores; e o controle de dissipação do chip com tecnologias proprietárias que ele não pode me dizer quais são.