Depois de nove anos e uma viagem de quase 5 bilhões de quilômetros, a sonda robótica New Horizons da NASA despertou de sua hibernação, preparando-se para sobrevoar Plutão e outros corpos celestes no Cinturão de Kuiper.
No sábado, um despertador pré-configurado tirou a New Horizons de seu modo de hibernação. Devido à extrema distância, a NASA só recebeu a confirmação seis horas depois que isso aconteceu.
We have data! She's awake!
— NewHorizons2015 (@NewHorizons2015) December 7, 2014
Daqui a seis semanas, em 15 de janeiro de 2015, a sonda começará suas observações científicas em Plutão e em algumas de suas luas no cinturão de Kuiper.
A missão de US$ 700 milhões, lançada em 2006, tem por objetivo mapear a composição da superfície de Plutão, além de sua atmosfera e temperatura.
A New Horizons também nos ajudará a entender melhor a maior “lua” dele, chamada Caronte. Ela tem metade do diâmetro de Plutão, e não sofre dominância gravitacional dele – é como se fosse um planeta-anão. A sonda também vai verificar se Caronte tem uma atmosfera.
E tem mais: a New Horizons poderá levar uma mensagem dos humanos para os alienígenas. Jon Lomberg, que colaborou com Carl Sagan em vários projetos, vai preencher a sonda com dados depois que ela enviar todas as informações sobre Plutão para a Terra. Esta nova mensagem será um retrato da nossa época; no início de 2015, você poderá ajudar a escolher o que será enviado.