Se tem um motivo pelo qual eu acho que serviços de streaming têm chance de bater a pirataria, é pelo valor agregado que eles oferecem.
Mais do que simplesmente deixar dar um play, esses serviços são capazes de oferecer playlists com uma curadoria focada em algum objetivo – para ouvir na academia, no carro, no trabalho – e até aprender seus gostos e sugerir outras canções que você possa gostar.
E a retrospectiva do Spotify é bacana exatamente por isso. Obviamente promovendo seus próprios conteúdos e playlists, a retrospectiva 2014 do serviço de streaming de música faz um passeio por todos os meses do ano, usando sua base de dados de um jeito muito bacana. Ao rolar a página da retrospectiva, é possível descobrir o dia em que se tocou mais rock e metal, as canções favoritas de cada estação do ano, o artista com mais fãs, as playlists mais tocadas, entre outros.
Uma curiosidade bastante interessante é a pausa que aconteceu no uso do serviço durante o jogo entre Brasil e Alemanha, naquele fatídico 7×1. Segundo o Spotify, o índice de ouvintes caiu assustadoramente, e demorou para voltar ao normal, horas depois. Também pudera.
Além da retrospectiva geral do ano – que inclusive permite a troca de país, no rodapé da página inicial – o Spotify também permite que cada usuário faça a sua própria retrospectiva, listando o tipo de música e playlists favoritas, a canção mais ouvida em cada estação do ano e até a possibilidade de criar a playlist “Qual é a sua próxima música favorita?”, que seleciona canções que você ainda não ouviu, baseado no que a ferramenta percebeu do seu gosto musical.
Uma ótima sacada do Spotify, e um bom jeito de levar uma playlist feita só pra você de presente de fim de ano.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie