Nós já demos muitas dicas sobre o que funciona ou não em uma startup e quais as melhores ferramentas para construir e divulgar uma marca. Mas será que seguir os passos dos especialistas dá os mesmos resultados para qualquer tipo de empresa? O empresário e escritor Steve Blank propôs uma nova maneira de olhar para todas essas fórmulas do sucesso.Em seu blog, ele comparou empreendedores com artistas e os separou em duas categorias: criadores e realizadores.
Blank explica que os criadores são aquelas pessoas que enxergam o que ninguém mais consegue e, para transformar essas ideias em projetos, se cercam de realizadores. Assim são os donos de startups: eles têm a habilidade de ver o sucesso onde ele ainda não existe e de encontrar as pessoas certas para colocar a inovação em prática. E essa habilidade está além das fórmulas e das dicas de empresários bem sucedidos. Ela é uma arte.
Quem capta a visão privilegiada do empreendedor e descobre a melhor forma de transformá-la em realidade são os colaboradores. Eles usam seu potencial para fazer isso gastando menos tempo e recursos, pois sabem que a produtividade é a base de qualquer empresa de sucesso. Em uma startup, tanto fundadores como colaboradores são artistas, pois tiram um projeto ousado do papel, improvisam, persistem e constroem uma marca forte, capaz de se reinventar e expandir seu mercado todos os dias.