Mês passado bombou de rumores a respeito de um possível console sendo desenvolvido pela Valve. O Steam Box, como foi apelidado, gerou bastante euforia sobre um gigante dos games entrando no mercado de consoles. Os boatos voltaram agora com a publicação de duas vagas de engenheiros em de hardware em aberto lá na Valve.
As duas vagas para engenheiros de hardware publicadas são para engenheiro eletrônico e mecânico. De acordo com o descritivo do emprego, a Valve “quer inventar novas experiências de jogo”. Engenheiros que dominem diversos conhecimentos podem ser usados na produção de um console — tais conhecimentos são: prototipagem rápida em 3D, útil para criação de peças, desenho de circuitos e conhecimento das arquiteturas x86 e ARM.
Durante a erupção dos rumores do Steam Box, Doug Lombardi, diretor de marketing da Valve, disse que a empresa estava ainda bem longe de lançar qualquer coisa próxima de um console. Inclusive, a descrição das vagas também pode ter relação com outro projeto da empresa ligado a feedback biométrico.
Mês passado, na GDC, a Valve apresentou alguns detalhes de sua pesquisa em feedback biométrico. A ideia seria de no futuro produzir games que tenham diferente comportamento para uma jogabilidade mais imersiva. Em outras palavras, seria como se o jogo lesse sua mente para gerar um jogo melhor. Por exemplo, num game de terror seria como se um monstro aparecesse repentinamente justamente quando o jogador estiver menos atento, dando um susto muito maior. Essa teoria é reforçada no final da descrição de uma vagas, onde a Valve fala sobre criar novas experiências de jogo em diversas plataformas, indo muito além do teclado, mouse e gamepad.
Se o Steam Box é um console ou um mega acessório, ainda vai levar um tempo pra descobrirmos embora Gabe Newell, co-fundador da Valve, tenha já deixado mais uma dose de mistério no ar sobre produzirem seu próprio console: “é algo que preferimos que outras empresas façam, mas se nós tivermos que fazer, então vamos acabar fazendo”.
Com mais informações: Edge Online
Steam Box a caminho? Valve abre vagas para engenheiro de hardware