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SXSW 2013 – Resumo do 1o Dia.


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E aqui estou eu novamente no SXSW 2013, o maior e melhor evento sobre internet, marketing, empreendedorismo, revolutions e MUITO MAIS que acontece todos os anos em Austin nos EUA.

Austin… a capital da música ao vivo nos EUA, a cidade que tem o slogan mais riponga do planeta: KEEP AUSTIN WEIRD!

Esse é o meu segundo SXSW, a primeira fez foi no ano passado. Em 2012 o evento foi sensacional, em 2013 o negócio está incrível!

O SXSW é uma mistura de TED com um evento técnico-criativo sobre marketing, empreendedorismo e muito mais.

É fantástico.

O SXSW é o berço de centenas de startups. Foi aqui que o Twitter e o Foursquare nasceram entre muitas outras novidades.

Todos os anos centenas de novos apps são lançados por aqui com a esperança de se tornarem o próximo Twitter ou quem sabe a próxima Facebook.

Além disso, o SXSW é o ponto de encontro das pessoas e marcas que se conheceram pela internet.

Para quem é apaixonado por internet e tecnologia como eu, o SXSW é um lugar incrível para encontrar fisicamente as marcas e empresas até então presentes virtualmente na minha vida, como Salesforce, ConstantContact, Evernote, Mashable, Facebook, Moo entre muitas outras.

SXSW não é um evento para cínicos. O papo aqui é inspirador para caráio.

Por exemplo… “TODOS os problemas da nossa sociedade podem ser resolvidos por NÓS. NÓS não precisamos do governo para resolver absolutamente problema algum. Basicamente não existe problema algum do qual precisamos de governo para resolvê-los”. Para nós brasileiros esse “papinho” parece furado, mas NÃO É! Exatamente porque o povo americano REALMENTE ACREDITA NISSO e VIVE isso faz 100 anos, eles chegaram onde chegaram. Enquanto isso, no Brasil, a galera ajoelha e idolatra lula e outros bichos. FODA FODA FODA!

O SXSW tem uma agenda ultra intensa, é uma palestra atrás da outra em dezenas de salas onde as coisas acontecem simultaneamente. É por isso que o SXSW se torna uma experiência muito particular de cada pessoa. Cada um assiste o que quiser.

Hoje eu twittei e facebukei que nem um alucinado. Para saber tudo que eu escrevi nas redes sociais durante o dia de hoje me segue por lá.

Hoje eu assisti palestras sobre mobile, marketing, cidadania e filosofia.

Aqui nos EUA o celular é responsável por uma enorme fatia das vendas de ecommerce para empresas como Walgreens.

Mais de 50% dos remédios na Walgreens são vendidos através do aplicativo mobile dos caras.

Para os americanos o negócio é muito simples: mobile deve estar no topo da lista dos investimentos de marketing de qualquer empresa que se preza.

Mobile não é uma mídia, mobile é um access point para alguma coisa que o cliente quer fazer.

Mobile é um assunto FODÁSTICO! Uma big revolução está em curso. Aquele que tem um celular decente assiste televisão olhando para o celular; faz compras olhando para o celular; dirige o car olhando para o celular; conversa (?) com uma olhando no celular, as pessoas usam o celular para toda a sua vida pessoal e não aceitam mensagens pentelhas de marketing no meio da coisa toda. Portanto, o que significa para a marca da sua empresa o fato do cliente poder reservar uma mesa em um restaurante ou comprar ingressos para o cinema via internet com dois cliques?

O Marketing está passando por uma revolução sem precedentes. Em dois anos, o profissional de marketing vai usar mais tecnologia do que o próprio profissional de TI das empresas.

O marketeiro que não correr atrás para se reinventar vai ficar para trás.

Para o bem ou para o mal… o marketing vai se afastar do briefing baseado em criatividade para criar suas iniciativas de marketing e vendas, e se aproximar do briefing baseado na experiência que o cliente tem ou deveria ter na empresa baseado nos dados que nós temos no banco de dados. Um mundo pragmático está nascendo.

O marketing que realmente interessa, faz sentido e é relavante para os clientes é o marketing que não apenas resolve os problemas dos clientes, mas aponta e encontra os problemas que nem os clientes sabem que eles tem.

Wallgreens: “O cliente que compra via celular é o cliente mais lucrativo de todos os clientes. O cliente que compra via celular compra 6x mais do que os clientes que usam a web.”

Insights da palestra da Wallgreens sobre mobile: Os clientes estão mais omnichannel que as empresas; a inovação do ano passado é o commodity desse ano, não existe mais online ou offiline, deixe os malucos trabalharem. Confere a nova realidade das marcas segundo a Walgreens:

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“The Next Big Thing” do marketing e da tecnologia é a marca do Século 21. UUUUU!! Como fazer isso e o que isso significa??? Ninguém sabe! Mas algumas idéias… (1) Mobile, (2) Autenticidade, (3) Engajar os funcionários como evangelistas da empresa. E muitas outras coisas que ninguém nem sabe o que são. 

Confere o vídeo com um funcionário da FEDEX jogando um computador comprado pelo cliente por cima da cerca da sua casa. O vídeo vazou na web e a galera desceu o pau na FEDEX:

Animal, né? 

A discussão central sobre marketing hoje em dia é: o consumidor está com os olhos grugados no celular o dia inteiro. Como se comunicar com um cliente que vive olhando para o celular?? Que tipo de mensagem vamos enviar para ele?? Que tipo de propaganda o cliente aceita em um celular? 

Walgreens: “Nós usamos o celular para inspirar as pessoas e não para empurrar mensagens de marketing”.

Patagonia: “Todas as vezes que nós tomamos a decisão de fazer a coisa certa, a decisão também foi boa para os resultados de vendas”

Outro FATO… Os dólares do marketing nos EUA estão migrando para o design de produtos, tecnologia e a criação de um ecosistema de serviços em torno do produto. O que você está fazendo com os dólares de marketing da sua empresa? Investindo em links ARGH patrocinados???

Se a sua marca é engraçada me faça sorrir; se a sua marca nasceu para economizar o dinheiro das pessoas, faça eu economizar. Seja autêntico com a proposta da marca da sua empresa. Qual é a proposta da marca da sua empresa?????

86% dos americanos pensam que é importante que as empresas DEFENDAM PUBLICAMENTE alguma CAUSA. A idéia aqui é ir além de abrir uma fundação ou dar dinheiro para o Greenpeace, mas promover ABERTAMENTE a defesa de alguma causa, do presidente da empresa até o estagiário, passando pelos produtos e comunicação da empresa.

A marca da sua empresa se parece com a marca dos seus concorrentes??? Qual é a FUCKING personalidade da marca da sua empresa?

Outra verdade… Não existe um botão de liga-desliga quando se fala de marketing social em celular. 

O desafio é como estar presente o tempo todo em um aparelho que o cliente não quer ser interrompido por propaganda?

E mobile não é sobre celular, e sim sobre óculos, relógios de pulso, tablets e muito mais. 

Se você ainda não viu, confere o vídeo sobre o Google Glass: 

Nos EUA todas as pessoas tem pelo menos um tablet, um smartphone e um notebook. Nos EUA é muito comum toda a galera assistir televisão olhando para os seus celulares. Você faz isso? Você assiste televisão olhando para o celular?

Outro insight sobre a importância do mundo mobile… As pessoas não estão assistindo a internet, as pessoas estão participando da internet. E o celular permite as pessoas participarem da web de uma maneira completamente natural.

Por conta disso… HBO: ” O futuro da televisão não está na sala de estar mas em todos os lugares.” O HBO GO é um serviço tipo netflix da HBO que está bombando nos EUA. Através do HBO GO você assiste a programação dos caras de onde quiser a hora que quiser.

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E por falar em apps, os apps corporativos estão bombando por aqui. 

Alguns insights sobre o mundo dos “apps corporativos”:

(1) Os apps corporativos tem que ser fáceis de usar e MUITO bonitos,

(2) Clientes e funcionários são o mesmo tipo de gente, os apps corporativos tem que cuidar de ambos,

(3) Jogue fora os manuais e treinamentos de desenvolvimento sobre apps, a usabilidade é a melhor maneira de gerar satisfação do usuário,

(4) A categoria de aplicativos corporativos é a categoria que mais cresce na iTunes Americana,

(5) A SAP já desenvolveu mais de 200 apps para seus clientes.

Quando vai nascer o seu aplicativo corporativo?

Gartner: O mercado corporativo de aplicativos irá gerar aproximadamente 40 bilhões de dólares para desenvolvedores até 2016. QUEBRA TUDO!!!

E que tal um aplicativo que liga direto para a sala de um deputado ou senador? O cara ligou para a sala de deputado americano na frente de 2 mil pessoas AO VIVO! E o cara atendeu. Foi SHOW!

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Uma coisa que sempre me deixa impressionado quando eu escuto os americanos falando sobre as suas empresas é: os caras não tem medo algum de compartilhar as suas melhores práticas, os seus números internos ou as estratégias das suas empresas com as pessoas. Enquanto no Brasil a grande maioria dos empresários tem medo de distribuir o próprio cartão de visita para uma pessoa com medo que a pessoa vai ligar para o cara, nos EUA eles compartilham para ajudar todo o mercado a se desenvolver. É por essas e outras que o CAPITALISMO prosperou nos EUA enquanto no Brasil vivemos um capitalismo tupiniquim que beneficia apenas as grandes empresas.

Tesão, né?

Em um único dia de evento acontece tanta coisa ao mesmo tempo que fica literalmente impossível acompanhar tudo que rola.

Mas tem mais, confere outros insights que eu captei durante as palestras: 

Nós precisamos deixar as idéias diferentes de pessoas diferentes fluirem dentro das nossas empresas. As idéias precisam FAZER SEXO para nascer alguma coisa FODÁSTICA! 

Se você não adicionou NADA durante o dia inteiro é porque você não está prestando atenção.

Ninguém precisa temer um futuro onde vamos construir robôs e um tipo de inteligência artificial que vão superar o ser humano e matar todo mundo. O futuro não é sobre os robôs versus os seres humanos. Os seres humanos vão se tornar os próprios robôs e adotar as tecnologias em nós mesmos. Por exemplo, quando nós viajamos de avião ou andamos de carro, ambos se tornam uma espécie de extensão dos nossos corpos para nos levar para algum lugar. A mesma coisa vai acontecer no futuro. Simples assim.

A galera que ainda se entrega as drogas tipo cocaína, maconha e álcool para viajar, sair do corpo e extender as suas mentes para outras dimensões blá blá blá, já deveriam ter se tocado que a MELHOR MANEIRA de extender a sua mente é usando um computador ligado na internet. 

A coisa mais FODÁSTICA que podemos fazer pela nossa comunidade é reunir as pessoas mais ANIMAIS que vivem por lá, juntá-las em uma sala, e fazê-las fazerem as perguntas que elas fazem a si mesmas sozinhas para que todas as mentes possam ajudar a responder. Essa idéia chama-se EPICENTRO!

Existem os malucos que vivem no mundo dos sonhos, existem aqueles que encaram a realidade – e existem aqueles que fazem os dois se encontrarem. Eu quero ser esse terceiro cara!

Crescimento linear é sobre 1-2-3-4-5… 30 passos depois estamos no 30. Crescimento exponencial: 2-4-8-16… 30 passos depois estamos no 1 bilhão. Essa, é exatamente a ERA em que vivemos. Se cuida!!!

A coisa mais FODÁSTICA sobre a humanidade é que nós transcendemos o tempo todo todos os limites impostos pelas outras gerações sobre nós. TUDO PRECISA ser REAVALIADO e receber um UPGRADE o tempo todo. Se você ficar três anos sem fazer um upgrade no seu computador, o bicho não vai servir para NADA. TUDO precisa de um upgrade, desde as drogas das escolas que estão ensinando coisas ultrapassadas para a galera, até as regras das nossas empresas que estão levando as pessoas a correr atrás de resultados sem qualquer sentido, propósito ou paixão.

Criatividade é a MELHOR maneira de vencer a morte. 

O SXSW 2013 é a casa própria da criatividade.

QUEBRA TUDO!!!


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Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

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