Falha grave do departamento de ‘vai dar m*rda’ da Paramount Pictures. A divulgação australiana do longa-metragem destacou um pôster em que as Tartarugas Ninja aparecem caindo de um arranha-céu nova-iorquino, logo ao lado da informação sobre a data de estreia do filme, que chegará aos cinemas do país no dia 11 de setembro. A associação foi considerada ofensiva por grande parte da audiência, que reclamou nas próprias redes sobre a falta de tato do material promocional do filme.
O mesmo conteúdo havia sido postado também na página do Facebook da Paramount, e ambos foram removidos rapidamente depois de detectada a crise. Em um comunicado de imprensa, um porta-voz se desculpou pela gafe. “Estamos profundamente arrependidos de ter usado aquela arte no material promocional da estreia em 11 de setembro na Austrália. Combinar aquela imagem e aquela data foi um erro. Não tivemos a intenção de ofender e já tomamos providências para que ele não seja usado novamente”, esclareceu.
Cada vez mais, as marcas precisam cuidar para que o seu posicionamento, mesmo que sem a intenção de ofender, não seja mal recebido pelo público. Seria no mínimo insensato, por exemplo, se uma conhecida marca brasileira tivesse um esforço de propaganda exatamente nesse momento, em que circula no noticiário a tragédia do menino que perdeu um braço ao ser mordido por um tigre. Se a modificação da data de estreia na Austrália não é possível, seria importante que a Paramount tivesse cuidado redobrado na promoção do longa-metragem no país.
No Brasil, a estreia de “As Tartarugas Ninja” acontecerá no dia 14 de agosto.
Atualização em 04/08 às 13:45: uma versão anterior informava que a estreia no Brasil aconteceria em setembro. Ela acontecerá em 14/agosto.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie