Um estudo realizado pelo escritório brasileiro do Google revelou que 88% dos brasileiros com smartphones pesquisam informações relacionadas à localização e aos serviços próximos de onde estão no momento, como gastronomia e entretenimento, através de aparelhos celulares e de tablets. É cada vez maior o uso de ferramentas tecnológicas associando geolocalização e mobilidade. Entretanto, é preciso oferecer tecnologias bem estruturadas e com sistemas adequados de localização.
O diretor de tecnologia da Ledcorp, José Lúcio Balbi de Mello, explica que com a evolução tecnológica cresceu também o interesse da população em adquirir informações relacionadas a serviços e produtos em tempo real. A Ledcorp, que é especializada em tecnologia para mobilidade e inteligência corporativa, investiu no desenvolvimento da ferramenta “Anywhere Plataforma de Informação Geolocalizada”, direcionada para o marketing corporativo. Mello conta que o sistema oferece uma série de informações via celular ou tablet sobre a localização de produtos e de estabelecimentos de gastronomia, de entretenimento e de turismo.
Com a ferramenta, as empresas conseguem realizar a captura e o geoposicionamento de informações de mercado, como a prospecção de clientes e a opinião deles sobre os produtos ou concorrentes diretos. Já os usuários podem consultar pelo celular, por exemplo, qual loja no shopping está com promoções e lançamentos. Outra possibilidade é a geolocalização de características do ponto comercial, onde além de fornecer o endereço do local solicitado, o sistema apresenta horário de funcionamento, preços, perfil de frequentadores e opções de pagamentos. “Com o sistema, as empresas têm acesso ao perfil de clientes previamente cadastrados e conseguem direcionar suas ações de marketing. Por outro lado, o usuário pode localizar as melhores opções de mercado apenas com o aplicativo instalado no celular”, analisa o especialista.
Conforme levantamento da consultoria IDC, no segundo semestre de 2012 foram vendidos mais de 170 milhões de tablets e smartphones no mundo, representando 40% mais que no mesmo período em 2011. Para o diretor-presidente da Web Consult e especialista em inteligência digital, Leonardo Bortoletto, a disseminação de dispositivos móveis proporciona a boa aceitação do sistema de geolocalização e, consequentemente, a abertura de novos caminhos para o mobile marketing. “A geolocalização permitirá procurar estabelecimentos próximos e fazer check-in. Assim que as empresas souberem onde está o potencial consumidor, será possível interagir com ele por meio de mensagem via celular, com informações ou promoções personalizadas”.
A tecnologia ainda é novidade no Brasil e funcionará em parceria com as operadoras de telefonia móvel. “As ações de marketing despertarão cada vez mais atenção, principalmente para divulgar marcas através da tecnologia móvel. Entretanto, as empresas precisarão traçar o perfil do consumidor para não fazerem uma abordagem invasiva. Solicitar autorização prévia antes de enviar as mensagens é o primeiro passo para fidelizar o cliente”, alerta.
O professor de Ambientes Móveis da Faculdade COTEMIG, Gustavo Lacerda, esclarece que a geolocalização é eficiente para planejamentos de marketing porque gera informações que contribuem para a tomada de decisões estratégicas.
“As empresas podem utilizar essa ferramenta para promover ações de marketing e para mensurar os resultados. Um exemplo é a loja situada em um shopping que lança uma promoção relâmpago sempre que perceber um movimento intenso de clientes por meio da geolocalização. Para participar da promoção, os usuários podem acessar a promoção através de um QRCode. Por meio do número de downloads do QRCode será possível, posteriormente, saber quantas pessoas participaram e qual foi o alcance da promoção”, observa.
Lacerda explica que o mercado de trabalho nessa área é amplo, mas que é preciso conhecimento específico. “Para desenvolver aplicativos à base de geolocalização é necessário que o profissional saiba programação web e programação para dispositivos móveis. Nós ensinamos esse conteúdo aos nossos alunos, pois o mercado exige dos profissionais esse conhecimento para desenvolvimento de diversas soluções com esses recursos”, revela o professor.
Via Zoom Comunicação.
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