No mês em que completa quatro anos desde o seu lançamento, a televisão digital ainda dá passos pequeninos rumo a uma adoção mais ampla tanto entre os espectadores brasileiros como entre as próprias emissoras. Um levantamento feito pelo blogueiro Gregori Pavan, cujo site é especializado em índices de audiência e programação televisiva, revela que somente metade da transmissão das emissoras ao longo de uma semana é de fato em alta definição.
Para realizar o estudo, Gregori contou com a colaboração de mais duas pessoas. Eles monitoraram todos os principais canais de televisão na região de São Paulo, de olho no sinal digital, para verificar quando as transmissões aconteciam no desejado 1080p e quando eram na resolução tradicional (SD).
Pelos cálculos dele, 49,08% da programação no sinal digital de televisão está em Full HD. Bem pouco, eu sei.
A emissora que lidera essa história é a RedeTV. Mais nova entre as emissoras principais, a RedeTV ofereceu 163 horas de conteúdo em alta definição durante o período analisado. Cabe lembrar, porém, que a RedeTV tem aparelhagem novíssima, o que traz a facilidade de transmitir logo que a TV digital chegou por aqui em Full HD. Outras emissoras precisaram fazer investimentos de troca de equipamentos para chegar no mesmo objetivo.
Considerando as líderes de audiência, só decepção. A Rede Globo exibiu 54 horas de programação em alta definição, com 32 horas de produção própria e 22 horas de conteúdos de terceiros — séries e filmes. O SBT, que disputa o segundo lugar com a Record, figura com quase 30 horas de Full HD. A Rede Record aparece numa posição mais confortável, com 107 horas de transmissões em Full HD ao longo da semana.