É fato. A colaboração é um caminho sem volta no mundo dos negócios. Poderia citar inúmeros exemplos de marcas que conversam com seus clientes e modelos baseados na participação e na interação do usuário. Todos muito bacanas, criativos e promissores. Mas, em vez disso, vou falar sobre uma empresa onde a interação com o público é mínima e a presença em mídias sociais é quase inexistente. Para piorar, essa companhia oferece plataformas fechadas, em que você é obrigado a fazer quase tudo exatamente do jeito dela, independentemente da sua opinião sobre design e funcionalidade. Parece um conceito arcaico, à beira do abismo, certo? Pois a empresa sobre a qual estou falando chama-se Apple.
Isso mesmo. Avaliada em US$ 300 bilhões e considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Apple possui uma presença quase nula em redes sociais. Difícil imaginar o Steve Jobs (ou o Tim Cook agora) tuitando para saber sobre o que os seus seguidores acham sobre o lançamento do próximo iPhone ou realizando uma campanha de “Curtir” no Facebook. E mesmo assim, nunca faltaram Fanboys dispostos a raspar uma maçã na cabeça ou tatuar um logo em diversas partes do corpo. Então, qual é o segredo? Talvez a resposta esteja na entrega da excelência e na busca de inovação além do buzz, de dentro para fora. Ou seja, ao que me parece, antes de qualquer coisa, as pessoas querem produtos e serviços incríveis, que solucionem problemas e facilitem as suas vidas de algum modo.
Quando a inovação (de verdade) não está consolidada como valor primordial, resta apenas o barulho e a corrida desesperada atrás da última tendência. Não estou questionando a importância e os impactos da colaboração e das mídias sociais, que realmente possuem um potencial incrível. Mas de que adianta consultar os seus consumidores e engajá-los em todo o tipo de campanha se, no final das contas, o que você tem a oferecer é apenas mais um tablet parecido com o iPad? Não seria melhor investir toda essa grana e energia na construção de uma próxima grande ideia?
Só para deixar claro, meu computador é um PC