Todo ano, rankings com as marcas mais valiosas do mundo são publicados e impactam o mercado. Porém, será que essas marcas também são populares nas redes sociais?
Combinando o Twitter com o ranking anual BrandZ, da Millward Brown, a ferramenta The Most Tweeted Brands pretende responder essa pergunta.
O serviço monitora menções feitas em mais de 200 países, processando dois milhões de tweets em média por dia. São consideradas 149 marcas, incluindo as 100 mais valiosas do mundo e as 49 mais valiosas do Brasil.
São monitorados 2 milhões de tweets por dia em mais de 200 países
Ironico notar como, no Twitter, a marca mais mencionada é o Facebook, representando 35% do total de tweets. Em seguida aparecem empresas como Apple, Google, Amazon, Samsung, Disney, McDonalds, Walmart, Starbucks, Nike e Coca-Cola.
Também é importante ver a diferença entre o ranking do mundo real e digital. A IBM, por exemplo, que é a segunda colocada do BrandZ, não aparece nem entre as 20 mais comentadas no Twitter. Obviamente, como o MTB é atualizado praticamente em tempo real, as posições podem ser constantemente alteradas, influenciado por fatos e notícias do dia.
É possível navegar pelos rankings filtrando por quantidade de menções por país ou região, além de idiomas e segmento de atuação das marcas. Testa lá: mosttweetedbrands.com
O Most Tweeted Brands foi criado pela JWT Brasil, com a intenção de prover esse tipo de informação de maneira mais ágil e fácil de navegar. Atualmente, a ferramenta mostra apenas dados das últimas 24 horas, mas a agência promete novas versões com acesso a dados históricos.
Posts relacionados:
- Infográfico: as marcas com mais fãs nas redes sociaisPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | AnuncieVia RSS de Brainstorm #9
Comente este artigo