“This Space Available” é um documentário – produzido por Marc Gobé e com estreia essa semana em um festival em Nova York – que aborda uma série de movimentos contra a poluição visual nas ruas de diversas cidades.
O filme é produto de mais de 160 entrevistas (incluindo profissionais brasileiros) e visitas em 11 países diferentes, e mostra o quão a publicidade invade o espaço público a qualquer custo, muitas vezes contra a lei, em busca dos nossos olhos.
Um exemplo de protesto aconteceu em Toronto, onde um grupo resolveu alterar ou arrancar a força uma série de outdoors na cidade. Em um contraponto com a arte de rua, um cidadão na Índia pergunta: “Quais classes da sociedade tem permissão para escrever suas mensagens pela cidade e quais outras devem ser marginalizadas?”
O “This Space Available” cita inclusive ações de sucesso, como a Lei Cidade Limpa de São Paulo, fala da obra dos Gemêos por aqui, e aborda inclusive a tomada da paisagem urbana em Veneza, que também já falamos no B9.
Abaixo, o trailer:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie