X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

TIM e Oi se unem para criar rede 4G unificada no Brasil


Clientes da TIM e da Oi estarão sob o mesmo teto (ou espectro) quando o 4G dessas operadoras for lançado comercialmente. O Valor Econômico adiantou que as duas  trabalham em conjunto para a criação de uma rede 4G unificada e compartilhada.

A união de forças entre TIM e Oi é diferente da locação de infraestrutura que já rola entre as operadoras e que vem ganhando espaço pela economia que representam. A ideia, aqui, é ter uma rede só, compartilhando antenas e outros equipamentos, para baratear o custo de implantação e agilizar o cronograma, que por sinal está bem apertado: a Anatel estabeleceu que até abril deste ano as cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) já deverão ter 4G disponível para a população.

As vantagens, para as duas operadoras, são bem atraentes. O Estadão estima que a economia na implantação da nova tecnologia será de 40% a 60%, e como a rede será a mesma para as duas, cada uma estenderá a infraestrutura disponível para seus clientes — com o “contra” de abrigar os clientes da rival-parceira também, mas o saldo deve ser positivo. Para os usuários, ainda não ficou claro se essa economia será sentida na fatura, ou que outras vantagens eles terão com a parceria. Esta depende, ainda, de sinal verde da Anatel e do Cade, autarquia que fiscaliza, evita e apura casos de monopólio e abuso de poder das empresas que atuam no Brasil.

O sistema de parceria adotado por TIM e Oi para o 4G nacional é inédito no Brasil e meio que cumpre um desejo do Senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Ele é o autor do PLS-293, conhecido como Lei das Antenas, que dentre outras coisas visa o compartilhamento da capacidade ociosa das antenas. Este projeto tem por objetivo unificar as leis que tratam da instalação de antenas de telecomunicações no país, problema que é apontado pelas operadoras como um dos responsáveis pela baixa qualidade do nosso 3G e dificuldades de expansão. [Valor Econômico, Estadão, Senado. Foto: Teo Romera/Flickr]

deccdc  XCE fLmfM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot