Na onda dos muitos projetos que querem ensinar crianças a programar ou pensar logicamente, a empresa Kiwi Crate – especializa em kits DIY para crianças de todas as idades – lançou o Tinker Crate.
Como serviço de assinatura mensal, o Tinker Crate entrega na sua casa kits que ensinam a criança a montar seu próprio brinquedo.
No primeiro mês, o projeto é uma catapulta. Usando princípios de física e engenharia, a criança tem à disposição todas as peças e instruções necessárias para montar e se divertir.
Já no segundo mês, o kit ensina a montar um motor simples. O experimento explora princípios de eletromagnetismo de forma divertida e, principalmente, mão na massa.
Tinker Crate quer ver crianças aprendendo enquanto se divertem brincando com suas próprias criações.
A empresa ainda não divulgou os projetos dos meses seguintes mas, seguindo esta mesma lógica, cada kit será um brinquedo educativo com alguma teoria difícil a ser desconstruída para, peça por peça, ser finalmente compreendida.
A ideia é desenvolver o pensamento crítico e habilidades de resolver problemas, como em um quebra-cabeça. Unindo isso à prática de sujar as mãos, é fácil ver crianças curiosas e criativas pegando gosto por experimentos e se divertindo ao brincar com suas próprias criações.
Tinker Crate custa cerca de $20 por mês, mas o fator de entrega mensal fica difícil para assinar daqui do Brasil. Quem sabe isso não inspira alguma iniciativa por aqui. 😉
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie