Sites de notícias e publicações em geral já sentiram essa mudança faz tempo: as mídias sociais são responsáveis hoje por grande parte do tráfego, ultrapassando acessos diretos e até resultados de busca.
Ou seja, de repente as estratégias de SEO se tornaram menos relevantes, dando espaço a uma corrida em busca do melhor jeito de se tornar relevante dentro das redes sociais, em especial do Facebook. O principal desafio? Se tornar relevante o suficiente para ser compartilhável e aparecer nos feeds sociais da audiência.Ou ao menos é o que o BuzzFeed prega em seu relatório de tendências de 2014.
“Aqui no BuzzFeed, nós não paramos para falar sobre a nossa página principal, nos concentramos em falar sobre Facebook e Twitter e compartilhamentos”, conta Will Hayward, VP do BuzzFeed na Europa, em entrevista ao Journalism.co.uk.
Até mesmo o New York Times já percebeu essa mudança de comportamento da audiência, revelando em seu relatório de inovações que o número de visitantes na home caiu pela metade, enquanto o acesso via mídias sociais estava em crescimento. No caso específico do BuzzFeed, o tráfego social já se mostra 5x maior do que o tráfego advindo de buscas, por exemplo.
Nesse sentido, a estratégia do BuzzFeed é mais abraçar essa realidade do que rechaçá-la. “As pessoas pensam que o segredo do BuzzFeed são as listas e quizzes, quando na verdade não, na verdade é sobre pensar em compartilhamento, é aceitar que as pessoas vão encontrar o seu material em feeds sociais”, defende Hayward.
Entre as estratégias para isso, estão um foco exclusivo, localizado, interessante ou surpreendente, bem como pequenos detalhes que podem engajar a audiência, como ouso de URLs customizadas voltadas para o social ao invés de feitas para robôs de busca. É o caso da escolha de URLs como buzzfeed.com/maggyvaneijk/your-emotions-are-valid ou http://www.buzzfeed.com/jarrylee/snapechat.
Outra estratégia apontada como positiva é estabelecer presença onde a sua audiência está, como em aplicativos mobile. Nesse sentido, o BuzzFeed agora tem presença oficial no app de mensagens WeChat, e mantém um botão “compartilhar no WhatsApp” nas suas matérias há quase 1 ano.
Quão importantes são essas medidas? Difícil dizer ao certo, mas todas elas juntas já dão ao BuzzFeed o posto de mídia com mais alcance mensal nos EUA do que a CNN, por exemplo. “Acho que a maioria das empresas de mídia está subestimando o quanto as coisas vão mudar”, profetiza, ainda que com base em muitos dados, Hayward.
O relatório de tendências do BuzzFeed pode ser conferido na íntegra nesse link.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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