Apresentaram-se: Recruto, Assiname, Agendor, ClickARQ eLogovia. Fiz ainda uma entrevista com Cesar Mufarej e Anthony Eigier, dois co-fundadores da Tree Labs, que conta ainda com a experiência de Rogério Silberberg.
A Logovia tem um modelo já bastante conhecido. Trata-se de uma plataforma onde clientes (pessoas e empresas) podem se cadastrar, submeter um pedido de logomarca, oferecer um valor pelo trabalho e esperar que os designers participantes enviem suas propostas. Criado e Fortaleza, o site acredita no conceito de “do it yourself with us” (faça você mesmo conosco) e já teve mais de 200 mil Reais em logomarcas contratadas de mais de 5 mil designers.
O preço de cada logomarca teve uma média de R$ 380,00 e o site fica com uma comissão. Além desta proposta de valor, o site ainda oferece clube de descontos, brainstorm pago e AdTest (no qual o cliente paga para que o site teste o desempenho de diferentes versões de anúncios no Google, e no final receba não apenas o layout preferido mas também o anúncio mais eficiente). O pitch do co-fundador Carmelo Queiroz foi um dos mais animados.
O ClickARQ, da mesma forma que a Logovia, também utiliza a multidão como fonte (crowdsourcing) para concorrência criativa de projetos. Neste caso, os clientes solicitam projetos de design de interiores e decoração, e novos arquitetos e designers enviam suas propostas. Há projetos de ambientes que acabam custando apenas 400 ou até mesmo 250 Reais.
“O serviço é pré-pago mas damos a segurança da satisfação garantida, o cliente pode pedir o dinheiro de volta se não gostar do projeto. Mas até hoje ninguém pediu de volta”, explicou o co-fundador Renato Nigri. “O site nasceu para que o design seja mais acessível e que até mesmo estudantes de Arquitetura possam vender seus serviços. Mas isso não é sinal de baixa qualidade, e em 2013 até o importante evento Casa Cor vai ter um ambiente que foi decorado por meio do ClickARQ”, acrescenta.
O comércio também teve seu espaço entre as empresas que a Tree Labs acelerou na primeira turma. O AssinaMe é um agregador de assinaturas que aposta nas vendas recorrentes do que chamam de Economia da Subscrição como tendência confirmada: “tem certos produtos que as pessoas querem receber na sua casa com uma frequência determinada e agora qualquer vendedor pode usar a estrutura do AssinaMe para oferecer assinatura de seus produtos”, posicionou o co-fundador Fernando Wolff.
Controle de estoque, gestão de assinantes e cobranças são algumas das funcionalidades. A empresa conta com uma equipe de pessoas cadastrando estabelecimentos, e qualquer um pode se auto-cadastrar. O site fica com uma comissão das assinaturas e cobra também uma mensalidade. “O cliente tem o poder de cancelar as assinaturas facilmente pelo próprio site”, lembra Wolff.
O Recruto é uma ferramento de vagas de emprego que pretende ser a mais otimizada. Como? A empresa cria seu mural de vagas, comunica por vários canais e faz o acompanhamento dos perfis candidatos por meio do próprio site, de forma colaborativa – evitando o envio de emails, anexos e impressões. “A plataforma funciona muito bem tanto para as vagas mais simples quanto para as que já requerem uma certa responsabilidade na empresa”, explicou o co-fundador Maurício de Almeida.
Filtrar currículos, fazer anotações e agendar entrevistas são algumas das funcionalidades. “Possibilitamos também que os interessados cliquem para utilizar outras plataformas de vagas, e dessa forma possibilitamos uma melhor organização, como também uma outra forma de renda para a nossa empresa”, apontou o empreendedor.
O Agendoré uma ferramenta online para Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Desenvolvido para ser fácil, versátil e eficiente para equipes de venda, o sistema permite gerenciar, monitorar e analisar o pipeline de vendas de cada pessoa e empresa. “Ajudamos pequenas empresas que precisam organizar e analisar seus relacionamentos com clientes, fornecedores e parceiros, através de uma ferramenta em plataforma web. A proposta é oferecer à s empresas, uma ferramenta simples para organização e análise de seus relacionamentos, com possibilidade de personalização de métricas e valor acessível”, explicou o co-fundador Gustavo Paulillo.
Confira ainda uma entrevista com Cesar Mufarej e Anthony Eigier, dois co-fundadores da Tree Labs, que conta ainda com a experiência de Rogério Silberberg.
Para a próxima turma, as startups selecionadas receberão um investimento inicial de R$ 11 mil e contarão com a orientação de mentores de diversas áreas, um dos diferenciais da Tree Labs. Durante os seis meses do projeto, as startups aceleradas pela Tree Labs tem acesso a serviços essenciais gratuitamente, por conta de parcerias estratégicas, como pacote do Microsoft BizSpark (Microsoft), servidores cloud (Rackspace) e captação de clientes, por meio do Google, Facebook, LinkedIn, entre outra plataformas (Blinks). Há ainda um designer no time que auxilia no desenvolvimento dos projetos de todas as startups aceleradas.