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Três atitudes para não errar com pessoas: onde tudo pode falhar


Nós estudamos sobre fluxo de caixa, manutenção de estoque e tecnologia, mas teimamos por esquecer que são as pessoas que fazem tudo acontecer. Mais que isso, que os nossos negócios dependem dessas pessoas para seguir adiante principalmente quando somos pequenos, micro. Perceba que todas as religiões, filosofias de vida, clubes de futebol e empresas são ótimas desde que não tenham pessoas dentro delas. No papel tudo é bonito, até um plano de negócios. Basta colocarmos pessoas em qualquer lugar para vermos todas as ideias e projeções serem distorcidas pelos acontecimentos provocados por estas pessoas. Desde uma barraquinha de cachorro quente a uma multinacional, a área mais importante das nossas empresas, são os recursos humanos. Não ignore este fato, pois se ignorar, poderá cometer os erros que eu e muitos outros já cometeram.

CERTIFIQUE-SE DE SER FRANCO E CLARO
Não fique imaginando o que a outra pessoa imaginou sobre o que você falou, fez ou deixou de fazer. Certifique-se de deixar sua fala e suas ações claras o suficiente de maneira a comprometer quem recebe o que você está tentando comunicar com aquilo que está sendo comunicando. Se por exemplo, você precisa deixar claro para um colaborador que o desempenho dele não está bom, diga exatamente isso para ele, com exatamente essas palavras. Certifique-se de ter deixado claro que da forma como ele vem trabalhando você terá que demiti-lo. Explique também o porque de você estar fazendo aquela afirmação para fazê-lo compreender na totalidade e com clareza o que está sendo comunicado. O mesmo vale para propostas, contratos, acordos, etc. Sempre é necessário deixar claro aquilo que está sendo comunicado. Para reforçar isto, uma técnica que utilizo é a de enviar um e-mail logo após ter tido uma conversa com alguém pontuando aquilo que foi falado durante a conversa por telefone ou presencial. Desta forma, certifico-me de ter deixado extremamente claro o que estava tentando comunicar, não dando brechas para segundas interpretações. Esta é uma ferramenta importantíssima para evitar ruídos e não permitir que nos comprometamos com algo que foi achado ou pré-concebido por quem recebe a nossa comunicação.

COMPARTILHE SUAS ESTRATÉGIAS
Se você quiser que seus colaboradores tornem-se seus aliados, certifique-se também de compartilhar suas estratégias demonstrando claramente onde você ganha e onde cada um deles ganham concluindo os seus objetivos. A pior coisa para quem está sendo liderado é não saber para onde o grupo está indo. Pode acontecer de você, como gestor, imaginar que seus liderados estão alinhados com a sua estratégia sabendo somente parte do plano, mas nenhuma grande batalha é ganha dentro de uma sala de comando. Lembre-se disso. As conquistas são sempre concretizadas no campo de batalha por soldados, sargentos, capitães e comandantes. Toda a tropa sabe onde deve se posicionar, em quem atirar e qual o momento certo de se movimentar. Eles enxergam a bandeira do grupo inimigo como alvo e seguem motivados pelos homens da sala de comando sabendo que serão recompensados pela conquista ao final de todo fogo cruzado. Não se afaste dos seus colaboradores. Junte-se a eles e una-os com os seus maiores desejos.

O pior não é não saber. O pior é achar que sabe alguma coisa.

SEJA HUMILDE
Mesmo que você acredite ter tido uma ideia de um milhão de reais, admita que no momento em que a ideia foi concebida, ela está errada. Será o mercado que corrigirá a sua ideia se você se mantiver atento e principalmente, humilde, a escutá-lo. Quantos negócios já ouvimos falar que faliram devido a falta de humildade de quem estava no controle? Parta sempre do pressuposto que você pode estar errado tendo cuidado com o que você acredita, pois isso pode te levar a fracassos contínuos.

Monitore também, continuamente, o que seus colaboradores, clientes e fornecedores pensam sobre você. Não sobre a sua empresa, mas sobre você, pois quando estes têm contato com a sua empresa, você é quem está refletindo o que a empresa é ou não é para eles. Principalmente se é o dono do negócio. Monitore o que eles acham sobre você pedindo feedbacks constantemente tanto sobre suas ações como também sobre suas mais novas decisões. Isto o fará crescer (desde que seja humilde) e proporcionará a sua empresa um crescimento tão maior quanto o seu próprio crescimento profissional. Aproxime-se de todos e conheça todos os envolvidos profundamente, pois na hora que o cerco apertar e o seu negócio estiver contra a parede, você precisará dessas pessoas que estão sobre o seu comando. Será nesse momento que elas deverão olhar para você e pensar: “É melhor estar com esse cara, do que sem ele.”

TRATE AS PESSOAS COMO GOSTARIA DE SER TRATADO
Para finalizar, nada melhor do que o bom o velho bordão “faça aos outros o que gostaria que fosse feito a você”. Seguindo este ensinamento e lembrando-se de que não importa o quanto de dinheiro você tem no bolso para investir no seu modelo de negócios, o mais importante são as pessoas que o compõe, progrida disciplinadamente ouvindo e prestando atenção aos ensinamentos que as pessoas à sua volta lhe dão. Elas são seus espelhos. Se você está na posição de líder de uma empresa como eu estou, comporte-se como um ouvindo a todos para servi-los cada vez melhor.

Líder-servidor. Esta é a atitude chave.

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