Quando se tem poucos minutos para vender uma ideia, cada segundo que passa é precioso. Embora um pitch afiado seja resultado de horas de treinamento – além de uma boa ideia de negócio – algumas dicas simples podem ajudar a garantir uma reunião no dia seguinte. Para Julie Cohn, colunista do site da Entrepreneur, existem três estratégias básicas para fazer valer o seu tempo junto a um investidor. Confira quais são elas.
1-Estude os fundos
Antes de apresentar a ideia, é importante conhecer as áreas de interesse do investidor. Existem muitos fundos dedicados a setores específicos. Desse modo, é melhor ter certeza de que a sua empresa está alinhada a esses interesses.
2-Tenha os números na ponta da língua – mas saiba escutar
Empreendedores precisam dominar as diretrizes financeiras de suas empresas. Mas é fundamental ouvir com atenção quando os dados apresentados são contestados. A defesa das projeções é sempre válida. Mas ela deve ser feita em um diálogo baseado em argumentos concretos.
3-Demonstre entusiasmo
Evite fazer apresentações extremamente didáticas e frias. É preciso equilibrar os dados com a perspectiva pessoal sobre a genialidade da ideia. Mostrar paixão pelo negócio é uma forma de estabelecer uma conexão pessoal e apelar para o lado mais afetivo do investidor.